Calendário mensal - Baixe o seu!




Olá!

Sem muitas delongas, este ano eu estou retomando algumas práticas perdidas ao longo do caminho da vida pós-maternidade. Eu sei que pra muita gente "deixa a vida me levar vida leva eu"é uma forma legal e que dá pra viver tranquilamente. Eu não. Sendo assim, este ano estou reorganizando a nossa rotina de forma mais estruturada, já pensando num futuro com novas mudanças (não estou falando de gestação, vamos esclarecer logo).

Desde antes dos filhos, sempre procurei ter uma rotina pra nossa casa. Tem alguns posts aqui no blog bem antigos, aonde compartilho as planilhas e ideias por detrás e eu sempre, sempre sempre procurei me organizar e me enquadrar nesse modelo pensando que um dia teríamos filhos e isto seria crucial pra gente não ser engolido pela avalanche de coisas que precisam ser feitas, resolvidas e também facilitaria enxergar melhor as prioridades e acima de tudo, daria aos nossos filhos a chance de aprender em casa alguns princípios importantes como senso de organização, disciplina, foco, gerenciamento do tempo, etc.

E por onde começar?

Bom, estou tirando esta quinzena de Janeiro para organizar primeiro as ideias e definir o que eu quero fazer, como, quando, onde... Estou constantemente com a cabeça fervilhando de ideias e o caderno em cima da mesa para ir anotando o que surge pra depois de colocar os soldados na horizontal, sentar e organizar melhor os pensamentos.

A primeira decisão é sempre tornar tudo o mais visual e ao alcance dos olhos possível. Se eu não vejo, eu esqueço. E celular, computador é ótimo, uma benção... mas eu trabalho bem longe do computador e quando estou com as crianças não tenho como ficar pendurada no celular. Quanto menos melhor, inclusive. Sendo assim, para estar ao alcance dos olhos, precisa estar aonde estou, grande e colorido pra eu enxergar enquanto passo pra lá e pra cá, um lugar de fácil acesso.

Para começar, iniciei imprimindo um calendário em tamanho A3 e o coloquei em uma moldura branca que eu já tinha do calendário (que usei mal e porcamente) do ano passado. Fica pendurado entre a cozinha e a lavanderia. Local perfeito.

Imprimi (por erro) também em tamanho A4 e coloquei no meu fichário (fica pra um outro post) com as coisas aqui de casa!


Depois de imprimir é hora de organizar todos os acontecimentos do ano.

Calma, eu sei que não dá pra prever absolutamente tudo, mas aqui vão algumas coisas que são possíveis de anotar e se programar para não esquecer:

- Aniversários: familiares, amigos próximos, bodas, etc.
- Feriados: eu não sei muitas vezes que dia do mês e às vezes da semana estamos! É ótimo pra ja pensar em algum passeio perto ou longe, por exemplo.
- Início das aulas e atividades extra curriculares/término das aulas e atividades;
- Cursos, treinamentos; 
- Viagens à trabalho;
- Hóspedes;
- Período de férias escolares, trabalho;
- Vacinas;
- Consultas médicas;
- Exames importantes (check ups, rotina, preventivo, mamografia);
- Datas importantes da escola dos filhos;
- Apresentações (balé, judô, natação, hipismo, dia das mães, clube de poesia - etc);
- Casamentos;
- Shows e eventos;
- Melhorias e pequenas reformas
- Viagens em família
- Saídas planejadas com / sem filhos


Algumas dicas importantes:

1. Comece com um apanhado geral de tudo que você deseja fazer ao longo do ano, coisas importantes, como consultas médicas/odontológicas, vacinas, exames, matrículas, etc., bem como as mais superficiais como por exemplo: tirar um dia da semana para um programa de casal sem filhos, final de semana com a família em tal lugar, limpeza de pele. Pode ser que fique uma coisa enorme e assustadora, mas aí você começa a distribuir conforme a sua disponibilidade/necessidade.

2. Anote TODOS os compromissos que você já tem certeza das datas. Coisas que são importantes mas que você só poderá agendar mais adiante, como por exemplo uma consulta, você pode deixar anotado à lápis na folha do mês correspondente : AGENDAR PEDIATRA. Quando chegar lá em junho, por exemplo, você vai ver que precisa agendar pediatra para aquele mês ou o seguinte. Você não precisa saber exatamente o dia e hora, mas pode planejar o mais próximo disso e te poupar tempo e cérebro (se você é mãe, você sabe a falta que a nossa memória nos faz! Pra onde vai nosso cérebro??)

3. Envolva seu companheiro no processo. Ele não precisa sentar com você pra anotar as datas, mas sentem para discutir o que já tem de importante definido para o ano e o que gostariam de fazer.  Exemplo: sei que meu marido fará um curso de três meses, isso já é certo com datas. Vai pro calendário. É provável que ele viaje, então eu peço pra ele me passar sempre as datas pra nos programarmos com antecedência. É muito mais eficaz se o planejamento acontece em comum acordo. Os acontecimentos de trabalho que impactam toda a casa geralmente são lançados no calendário pessoal dele online e compartilhados comigo assim eu posso gerenciar melhor nossos compromissos e horários e os lanço no calendário físico.

4. Antes de começar, abra um calendário online para verificar os feriados e demais calendários que eventualmente vocês utilizem em casa (on-line).

5. É provável que leve alguns dias pra você finalizar toda a programação. Eu planejo finalizar tudo até o fim do mês de janeiro.


Parece bobo, mas eu garanto que faz muita diferença!!! E acredite, quanto mais gente morando na casa, mais diferença faz! rs...

Eu detestava matemática na época da escola e a minha professora do sétimo ano era super rigorosa e eu confesso que me lembro pouco dos conceitos teóricos que ela passava ou a forma como ela passava, mas eu NUNCA MAIS me esqueci de um dos banners que ficava pendurado na sala dela que dizia: AQUELES QUE FALHAM PLANEJAR, PLANEJAM FRACASSAR. Um obrigado especial à Mrs. Lawrence.

Este conceito de planejamento sempre foi algo muito cobrado na escola. Quando entravamos na sala de aula já estava lá no retro (muito velha?) todo o plano de aula do dia, com a lição de casa e a nossa agenda precisava estar completa com todos os planos de todas as aulas que fazíamos. Ninguém tinha dúvida de qual era a lição de casa, ou qual matéria tínhamos estudado no dia 03 de Fevereiro quando chegava lá em abril, por exemplo. Isso me marcou e me ensinou pra toda a vida!

https://app.box.com/s/7vibnx1i5e20krsl7nhvklufqceikqk3




Espero que te seja muito útil, assim como é aqui para nós!

Até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!

Casa boa é casa cheirosa!