Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória


Olá,

- Para ler o relato de parto do MATHIAS, clique AQUI.

Hoje vai ao ar o último episódio da minha série sobre o parto domiciliar do Mathias, meu segundo filho.

Quando me ocorreu a ideia de gravar pequenos relatos antes do seu nascimento, pensava em agregar mais informações ao vídeo do parto, mostrando um pouco dos bastidores de como se preparar para um parto humanizado / domiciliar, suas vantagens, desafios e é claro, todo o diferencial de um parto assistido por profissionais humanizados. Não poderia jamais imaginar como seria a trajetória, o que me esperava nem por quanto tempo eu ainda teria que esperar, já que comecei com 36 semanas após meu primeiro alarme falso e acreditava que não chegaria as 40 semanas.

Um parto humanizado vai muito além do dia do nascimento. Acredito que isto tenha ficado evidente e vale a pena reforçar. É uma trajetória longa e que requer MUITA INFORMAÇÃO, PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS, APOIO, CONVICÇÃO e DETERMINAÇÃO.

Parto não é bolo e por isto não tem receita, nem muito menos como tornar o processo "infalível". O sucesso não é medido por ter saído conforme o planejado/almejado/sonhado. Meça-o pela presença das evidencias científicas, pelo respeito e pela sua entrega. Eu acredito que o parto mais lindo não é esse ou aquele, mas o que estas coisas são palpáveis e a entrega da parturiente é TOTAL.

Cada trajetória é única, aproveite o que a sua te trouxe!

Aqui vão algumas perguntas frequentes e informações adicionais:

- Por que expor o parto na internet? Acredito que não seja algo para ser feito por todos, mas eu me propus a fazê-lo porque foi assim que um dia eu me deparei com a minha total ignorância e imaturidade para com o assunto. É a minha maneira de contribuir com essa transformação que vem ocorrendo na nossa cultura, foi a forma que encontrei de ser um pouco agente transformador e não só espectadora. Sou grata à todas as mulheres que dividiram suas experiências na internet abertamente e que transformaram a forma como eu pensava e retribuir era pra mim quase que uma obrigação. É um momento muito íntimo, talvez um dos mais íntimos de uma mulher, mas é preciso entender quão natural e lindo ele pode ser.

- Profissionais Humanizados (e de muita competência!) que trilharam esta gestação comigo e estarão eternamente guardados no meu coração: Carolina Silveira (doula), Telemi Flor de Lira + Uiara Benevenuto (Enfermeiras Obstetrizes) + Frederico Bravim (Ginecologista Obstetra)

- Fotos / Vídeos: Laíza Stange - PÁGINA AQUI. Laíza é uma amiga, profissional talentosa, sensível e que eu indico sem medo de errar!

- Música utilizada no vídeo do parto: Every Breath - Gungor. Esta música foi indicação da minha irmã, Suzana e tem uma letra linda. Ela foi composta pelo casal durante a gestação do filho. Letra e tradução AQUI.

- Mathias nasceu às 41 semanas + 4d em 10.10.16 às 4:14am pesando 3.790kgs e medindo 55cm apgar 10/10.

- No Teste de Capurro: 41 semanas exatas.

- Meu trabalho de parto durou um total de 7 horas, similar ao primeiro. Foram aproximadamente duas horas de expulsivo.

-Eu tive laceração nos dois partos, contudo, no caso do Mathias, não houve sutura (pontos). Tudo volta ao seu devido lugar, acredite na sabedoria e perfeição divina. Obrigada, de nada.

- O Mathias mexeu muito durante absolutamente TODAS as contrações incluindo quando ele saiu e isso me deixou quase maluca. Esta é uma das coisas que digo quando pego ele no colo, que ele mexia muito! :)

- Não era planejado que a Ana Luiza estivesse em casa durante o parto, mas aconteceu e nos sentimos extremamente privilegiados por termos presenciado o encontro dela com o Mathias da forma como aconteceu. Ela fica ansiosa para pegar a roupa dele quando o vê pois falamos muito sobre as roupinhas que ele usaria, quando chegasse. Ela participou do processo, arrumou o bercinho comigo e estava pronta para agir! E assim o fez.

- Muitas mulheres se sentem ótimas depois do parto, prontas pra levantar, fazer e acontecer. Eu me sinto ESGOTADA.

- Quanto custa um Parto Domiciliar? Depende. Não sei na sua cidade, mas aqui aonde eu moro (Vila Velha - ES) fica equivalente ao pago ao profissional que atenderá no hospital. NÃO INCLUINDO AS DESPESAS HOSPITALARES que geralmente são cobertas pelo plano, caso contratado. Desconheço plano de saúde que cubra Parto Domiciliar.

- Sempre há um plano B para remoção para um hospital previamente acordado com a equipe que está assistindo ao parto.

- Presença médica (ginecologista obstetra) não é obrigatória em PD. Você pode optar por ter este profissional presente, assim como um pediatra, mas é uma opção pessoal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que em casos de PD a presença de duas enfermeiras obstretizes, compreende um atendimento plenamente seguro.

- Não faz parte dos planos atuais termos mais filhos.

- Eu faria absolutamente TUDO de novo e com as MESMAS pessoas maravilhosas.

Para finalizar:
A minha experiência PESSOAL com parto abrange todas as esferas da minha existência. É fisiológico sim, mas eu acredito que o é, porque Deus o fez assim. Quanto mais eu leio sobre o complexo processo que se dá no corpo durante um parto, mais extasiada eu me acho e mais encantada com a sabedoria de Deus. Contudo, em ambas as experiências, fui marcada muito mais pela experiência espiritual do que a fisiológica em si. A convicção de que Deus é soberano sobre todas as coisas e que Romanos 11:36 é real, fez com que eu pudesse provar de forma tangível e inigualável a presença do Pai durante as horas mais doloridas e incontroláveis da minha vida. O parto, pra mim é contemplar Cristo, é experimentar sua soberania e é a certeza de que é somente possível POR ELE, que o seu fim é PARA ELE e que a experiência, só pode ser vivenciada de forma tão única e transformadora, porque vem DELE. É sangue, é água, é morte e é VIDA. É um mistério não mais oculto.

Aqui estão todos os vídeos da série por ordem cronológica:




Obrigada! Obrigada! Obrigada! 

Comentários

  1. Ana Claudia Moura7 de maio de 2017 16:23

    Que lindo. Me emocionei muito. Tudo perfeito. Ver o Criador agindo de uma forma estrondosa e tão maravilhosa não tem explicação. Super emocionante mesmo. Que Deus os abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente maravilhoso,lindo e perfeito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!