Como eu planejo meus dias + minha rotina diária!

fonte: google 

Que nem todos os dias são flores, isso todo mundo sabe, imagina com um (dois, três, quatro...) filhos!

Organizar, organizar, organizar... não tem outro jeito de manter a sanidade mental e as coisas nos eixos, pelo menos não pra mim. Eu sou metódica e ao mesmo tempo desorganizada, então eu preciso ser disciplinada quanto a organização e minha rotina, do contrário, o caos se instala facilmente no meu dia a dia.

Bom, sempre gosto de ler por aí dicas de como é a rotina das pessoas, porque eu sempre acho que tem algo de bom que funciona para elas e que pode também funcionar para minha pessoinha, então hoje falo um pouco sobre como é a minha rotina, alguns truques para me manter no foco e como tento me organizar!

Vamos lá!

- A primeira coisa de todas é que eu PRECISO ter uma agenda (já falei isso!). Na noite anterior ou logo nos primeiros minutos do meu dia eu sento e anoto tudo que eu tenho pra fazer. Isto inclui os serviços óbvios da casa, pois mesmo eu sabendo que tenho que arrumar a cozinha do almoço, eu anoto pra eu ter noção do que eu tenho realmente à ser feito e o que eu preciso encaixar ao longo do dia.

- Separo minhas atividades em blocos: manhã, tarde, noite.

- No domingo eu tenho por hábito sentar e planejar o que eu preciso fazer naquela semana, coisas do tipo: tirar foto 3x4, ir ao banco, resolver alguma documentação, marcar médico, etc. Faço uma lista das minhas pendências e as encaixo conforme a minha disponibilidade ao longo da semana.

- Defini que segunda, quarta e sexta eu cuido da limpeza da casa. Terça e quinta eu só mantenho as coisas no lugar e faço o básicão. Às quartas, consegui uma pessoa pra vir me ajudar, mas eu aprendi da minha última experiência a não contar 100% com esta ajuda, por isso nas segundas e sextas eu varro, passo pano, limpo os banheiros... Caso ela não venha na quarta, nem tudo estará perdido, nem tampouco acumulado e todos sobreviveremos. Continuo usando minha planilha de limpeza que postei AQUI.

- Tenho como meta dormir com a cozinha limpa. FAZ TODA DIFERENÇA DO MUNDO! Me esforço ao máximo pra conseguir esta proeza. Estes dias atrás cheguei da reunião da igreja cansada, tarde da noite, tinha engolido o almoço dado banho na cria e corrido pro pediatra e não tive tempo de arrumar. Tomei um chá de coragem e ao invés de ficar vagando pelo instagram fui encarar o trampo. Acordei na terça feliz com a decisão!



- Uso o timer da cozinha! Sabe aquele timer do forno (tem no microondas também)? Pois eu geralmente utilizo ele pra me apressar. Coloco como meta arrumar a cozinha em 45 min, por exemplo. O tic tac me mantém no pique. Me ajuda muito a manter o foco e eu adoro competir comigo mesma e tentar me superar!

- Se não consigo concluir algo no dia, torna-se prioridade no dia seguinte.

- Separo a parte da manhã para cuidar da casa/fazer almoço e as tardes eu faço o mínimo de serviço doméstico e tento resolver as outras coisas.

Em termos práticos meus dias são algo mais ou menos assim: 

Entre 7:00-7:30 acordo geralmente com a Ana Luiza conversando no berço. Trago ela pra minha cama pra ela mamar e pra gente terminar de acordar juntas.

Levanto, troco a fralda, arrumo as camas e tomamos café da manhã em família e já vou arrumando a cozinha. Me arrumo, desço a Fifi com o Ana Luiza e se tenho que ir ao mercado ou comprar algo pro almoço já embalo no programa. (Estas coisas eu faço a pé!)

Por volta de 9:00-9:30 Ana Luiza embarca na soneca da manhã e eu, literalmente, corro para fazer o que tem que ser feito na casa, que poderia ter a metade da metragem e 1/5 de vidros. Varrer, passar, pano, limpar banheiro, lavar/passar roupa, o que for... e também já dou início ao almoço e tento manter a cozinha o mais limpa possível para ter menos trabalho após o almoço.

Por volta de 11:30 ela acorda, mama, eu termino o almoço, meu marido chega e a gente almoça. Depois é a maratona de trocar, dar banho e ela tira a soneca da tarde perto de 13:30-14:00. Aí eu corro pra arrumar a cozinha, guardar a roupa seca e finalizar alguma coisa que ficou faltando da manhã.

Ela acorda da soneca e geralmente fazemos alguma coisa juntas, ou saímos para uma volta, ou vamos à piscina, brincamos. Duas vezes por semana ela acorda da soneca, a arrumo e vamos para a casa da minha mãe, aonde ela fica enquanto eu faço pilates. É também depois dessa soneca que eu resolvo o que tenho pra resolver na rua, aproveitando que ela está acordada. Supermercado, shopping, médico, o que for, tento marcar pra essa hora.

19:30-20:00 é hora de comer, mamar, banho e CAMA! Tem dias que fecho a porta do quarto e quase fico ali pelo corredor mesmo!

Bom, essa é a "minha hora" do dia. Quando recebemos alguém em casa, tentamos marcar pra logo depois dela dormir, também é a hora do dia que tenho pra ficar só eu e o marido e conseguimos conversar com calma, é quando eu tenho tempo pra ler, tomar um banho relaxante, ler a palavra, ler um livro, escrever pro blog, etc. Capoto em seguida, geralmente perto da meia noite!

O QUE EU ESTOU TENTANDO MUDAR:

1. Acordar antes da Ana Luiza: consigo adiantar alguma coisa pela casa, fazer meu devocional, preparar o café da manhã.
2. DORMIR CEDO.  SOCORRO!!!!!!!!!! PRECISO MUITO!
3. Separar dia/hora fixos para sentar e cuidar do blog, me cobro muito isso!

É isto! Nos finais de semana não temos muita rotina, gostamos de curtir cada fim de semana de um jeito. A única coisa que fica mais ou menos parecida são os horários das sonecas da Ana Luiza. :)

Logico que os dias não são iguais e que tem dias que dá tudo errado, mas eu tento ao MÁXIMO nos manter na rotina durante a semana. Todos agradecem! :)

E vocês? Como se organizam? Alguma dica boa pra me dar?!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!