Uma mãe de primeira viagem: Vamos comer?!

fonte



Eu pensei que fosse demorar eras até chegarmos aqui. Passou rápido demais, apesar de alguns dias ter a sensação de que eles não terão fim. :)

Foram seis meses (que se completam agora no próximo domingo) de amamentação e Deus sabe o quanto sou grata por ter persistido, insistido, sofrido e aprendido! Amamentar foi (é!) maravilhoso!!! Depois de todo o sofrimento, veio a recompensa...

Temos visto a Ana Luiza crescer, ganhar peso e se desenvolver a um passo que, se você piscar, perde alguma coisa nova do dia. Agora estamos entrando na nova fase, os alimentos sólidos. Como tudo pra nós é novidade, estamos aqui ansiosos, felizes e curtindo cada nova descoberta.

Há um tempo atrás li sobre uma maneira diferente de introdução de sólidos, o BLW, ou Baby Led Weaning. Apesar de todo site brasileiro traduzir como Desmame Guiado pelo Bebê, a autora da teoria é Britânica, e "weaning" para os britânicos não significa desmame, como para os americanos. Sendo assim, a tradução mais apropriada seria "Introdução de sólidos guiado pelo bebê".

Tem pouca informação em português, MAS TEM, basta entrar no google e jogar BLW e você vai encontrar outras mães que já estão utilizando o método. Se tiver facilidade com o inglês, recomendo este site AQUI que tem fórum e muitas informações.

MAS AFINAL O QUE É O BLW E COMO ELE SE DIFERENCIA DO MÉTODO TRADICIONAL?

De maneira simplista, o bebê não come papinha, nem fruta raspada, ele come alimentos sólidos de verdade, em pedaços que sejam adequados para o seu tamanho. Ao invés de você bater alimentos e fazer papinhas, você vai cozinhar os legumes ou cortar as frutas e oferecê-las ao bebe que vai se alimentar sozinho. Não existe uma regra quanto ao que se deve oferecer primeiro. Muita gente gosta de começar dando brócolis pela sua consistência. Basta cozinhar uns minutinhos no vapor e já está pronto. Outro queridinho também é a cenoura, o abacate e a banana, mas você não está presa a nenhuma regra, pode oferecer o que quiser (desde que seja adequado para o tamanho e reflexo do bebê). Oferecer uva, amendoim, cereja, não convém, certo?

A CRIANÇA VAI ENGASGAR, NÃO?!

Todo ser humano faz esta mesma pergunta! :) A regra é que, para iniciar o BLW o bebê deve estar sentando sem apoio ou com pouco apoio. Se ele conseguir ficar sentado, as chances de engasgar comendo um alimento sólido inteiro são as mesmas de uma papinha. A verdade é que a amamentação prepara o reflexo do bebê e ele já tem controle das quantidades que consegue engolir. É ÓBVIO que nenhum bebê deve ser deixado sozinho enquanto come, nunca, mesmo sendo o mais esperto e avançado dos bebês. Também acho importante as mamães (e papais) pesquisarem como devem proceder em casos de emergência, independente do tipo de comida sendo oferecida. De novo, alimentos muito pequenos, não deve ser oferecidos para o bebê de início. Caso você ainda tenha dúvida, pode abrir o Youtube e colocar BLW ou baby led weaning e você vai ver quantos bebês sem dentes comem comida de gente grande! É a coisa mais fofa!!!!

POR QUE O BLW E NÃO O TRADICIONAL?

O BLW tem algumas vantagens. A primeira é o desenvolvimento da autonomia do bebê para se alimentar. O bebê come sozinho ao seu passo (que pelo que li a princípio é mais lento que um jabuti). Também é muito mais prático, pois ao invés de envolver todo o preparo de papinhas, o bebê se alimenta da mesma coisa que a família! Praticidade é tudo na vida materna! Além disso, o bebê tem a oportunidade de explorar os alimentos e os estudos mostram que os bebês que iniciaram com o BLW, mostraram menor tendência a serem "seletivos" com a comida, ou seja, comem de tudo sem muitas frescuras.

E A DESVANTAGEM?

Bom, pelo que pesquisei todos falam a mesma coisa: A BAGUNÇA!!!!!! No início o bebê vai explorar o alimento, é muito mais uma brincadeira de descoberta de novos sabores e texturas do que alimentação em si, afinal o bebê continua sendo alimentado de leite (materno ou artificial) normalmente. Também acho que requer bastante paciência para esperar o bebê pegar, por na boca, deixar cair, por de novo...enfim, assistir e não interferir (ESSA PARTE É CRUCIAL) é bem difícil. Nós adultos, experts em alimentação, ficamos muito impacientes e queremos impor o nosso ritmo, né? Eu pelo menos fico agoniada quando alguém come muito rápido ou muito devagar. Vai ser um bom treinamento para a mamãe aqui....
Existem também os questionamentos quanto a ingestão de calorias ou nutrientes, já que a princípio o bebê está mais brincando do que se alimentando. Como eu comentei acima, a fonte principal segue sendo o leite e tudo que li indica que eles aprendem rápido, basta termos paciência e não intervirmos. Com poucos meses eles já estão manuseando com destreza e aprendendo que aquilo ali alimenta e sustenta. Não precisa ter desespero, converse com o pediatra!

COMO COMEÇAR?

Pegue seu lindo bebê e coloque-o em uma cadeira de alimentação. Cozinhe algum alimento até que esteja macio (não precisa estar desmanchando) e coloque para ele experimentar com as mãos. Por reflexo e curiosidade ele vai levar até a boca. E assim inicia-se o processo...é imprescindível não apressar o bebê e não brigar quando ele jogar as coisas no chão ou não fizer como o esperado. É um processo de ENSINAMENTO, com calma, paciência e provavelmente infinitas repetições (eita...lá vamos nós!). Li uma dica boa: se você não tem um cachorro em casa, esta é uma boa hora para adquirir um...ele vai ser um ótimo colaborador na limpeza! FIFI ESTÁ ANSIOSA POR ESTES MOMENTOS!

PARA LER MAIS E SE INFORMAR:

Aqui estão alguns sites em português:

- Nosso Primeiro Bebê
- Bebe.com.br
- Projeto de Mãe

Vale pesquisar no Youtube também! Tem várias mães compartilhando experiências e no Instagram, tem o @tanahoradopapa

E A ANA LUIZA? QUANDO COMEÇA?

Não vou mentir,  já bem coloquei umas coisas na boca dela recentemente (um pedaço de banana, um caldinho de melancia...) A conclusão é que ela come tudo e fica desesperada (mesmo) querendo mais. Aliás, eu contei pra pediatra que ela nos vê comendo e fica mastigando junto, parecendo uma velha desdentada. É hilário... Meu feeling materno (ai céus, olha eu falando isso...) me diz que ali nada será rejeitado, traz o brocólis!!!!!!!! Cada criança desenvolve ao seu ritmo, eu sei bem que ela já está pronta pois ela tem esse reflexo de mastigar junto, tem a curiosidade (e desespero) por TUDO que nós comemos e se estiver ao seu alcance ela VAI enfiar a mão no prato, já senta sem apoio e está com a coordenação das mãos bem desenvolvida. Estava mesmo aguardando a consulta com a pediatra para discutir o BLW (que ela liberou tranquilamente) e os 6 meses. Esta semana mesmo vamos fazer a estreia oficial que provavelmente será com uma banana. Já estamos colocando ela sentada no cadeirão junto conosco durante as refeições pra ela já ir se familiarizando com a rotina...Vou atualizando na página do Facebook e Instagram o progresso! Sigam-nos os bons!

NÃO SE ESQUEÇA DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA PARA REGISTRAR ESTE MOMENTO ÚNICO!!!!

Como para todas as decisões da vida, INFORMEM-SE! :) Conversem com o pediatra, busquem conhecimento e troquem experiências!

Mais alguma mãe iniciando os sólidos? BLW? Dicas? Experiências?

Até breve!


Comentários

  1. Nossa que legal, eu gosto de visitar seu blog por causa dessas teorias que vc coloca dando nomes aos bois!!! Pra mim isso era só da algo na mao do bebe e pronto kkkkkk eu fazia assim mas fui mais tradicional e fiz papinha, fazia o panelao e congelava as porções rsrsrs foi uma epoca de mto trabalho e minha bebe faz 6 meses dia 31, estou tensa tendo q começar td de novo :/ kkkkkk o meu filho mais velho começou comer sozinho assim q a irma nasceu ele tinha 1 ano e meio, demorei mas fui forçada a deixar ele comer sozinho e foi aquela bagunça, mas hj ele melhorou e é um trabalho a menos p mim! :)
    Existe uns papeis pra vender q vc por embaixo do cadeirao e depois so do ra e joga fora! O chao fica limpo de novo! Mas nao sei se vende aqui no brasil.. Enfim minha cozinha nao ta pronta e to na torcida pra que fique ate a ana elisa começar com os papas rs

    Bjos a ate mais
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Obs: só dobra o papel e joga fora!! Mas q bom q vc tem cachorrinha dentro de casa ela que vai se divertir!!!!! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha gostou do nome? rs... Quero procurar esses "forros" para por embaixo da cadeira...deve ajudar pra caramba né??? Ela experimentou algumas coisas já, mas ainda não fez assim tannnnta bagunça...vamos ver!!!! Como pretende fazer com a bebê? Papinha também? Comida aos pedaços? :D

      Bjs!!!

      Excluir
    2. Já comecei!!! A bebe come fruta e comidinha to amassando no garfo, pena q reparei o bumbum dela ta assadinho depois q começou com comidinhas...
      Ela fica mto eufórica qdo vê q vai comer rs depois dou agua tb...
      Bom é isso, cada dia um dia, cada dia um leão e um urso pra matar rsrs e a cozinha p limpar ahahahhaha
      Bjos
      Estou sempre de olho, dou uma olhada tb nos blogs q vc recomenda, esse universo da maternidd é maravilhoso mesmo
      Ate mais
      Ana

      Excluir
  3. Que legal, eu estava justamente pensando sobre isso, pois eu já havia lido uma vez sobre deixar os bebês comerem sozinhos mas não me lembrava o nome da técnica. Vai ser muito útil pois meu bebê daqui um mês completa 6!

    Vamo que vamo! boa sorte nessa nova etapa e estarei acompanhando de perto!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Débora!! Vou tentar fotografar e relatar ao máximo a experiência para dividir aqui!!! A minha completou 6 domingo!!! :D

      Bjs!

      Excluir
  4. Oi Karol ! Muito legal o post :)
    Algumas mães já praticam sem saber que é esse o nome,o bom é que podem tirar algumas dúvidas por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!