Ô lá casa: 1,2,3 tem que limpar...

Eu adoraria escrever mais sobre as invenções de moda que faço aqui em casa, mas são os posts que mais me consomem tempo, por isso, quase sempre acabam ficando de lado. Tento sempre me programar para escrevê-los, mas a edição das fotos, que me toma mais tempo, acaba me fazendo desistir...

Enfim...

Quando nos mudamos pra esse apartamento, combinei com uma pessoa de me ajudar a limpa-lo uma vez por semana. Eu estava barrigudinha, ele tinha acabado de ser entregue e portanto CHEIO de sujeira, ele é bem grande, tem mais vidros do que eu gostaria e aqui em vitória existe um pó preto de minério que impregna em tudo! Ela era de confiança, extremamente caprichosa e ficamos acertadas. Ao longo dos meses ganhei vários bolos... antes da Ana Luiza nascer, depois dela nascer, no resguardo, quando estava com visitas... Acho que não existe nada mais estressante do que contar com um serviço do qual você precisa e não recebe-lo. Eu me estressei demais e a nossa relação ficou desgastada. Tentei outras pessoas, mas eu sou muito chata e prefiro a minha limpeza mal feita, pelo menos ela é grátis...

Antes da Ana Luiza completar dois meses dei um basta nesse lenga lenga e resolvi que eu mesma ia cuidar da limpeza de casa novamente, cansei de lidar e me estressar com a classe!!! Pelo menos se eu faltasse, eu saberia de antemão! =)

Desde então venho tentando me ajustar da melhor forma possível. As minhas planilhas de limpeza voltaram, mas a última metodologia que eu vinha usando não funcionava. Eu tinha dias determinados para fazer as coisas. O problema é que não dá pra programar a filha pra agir de acordo com a necessidade de limpeza, então tive que ajustar a programação da limpeza.

Sendo assim fiz uma lista de tudo que precisava ser feito em casa e dividi as tarefas por:

- Diariamente;
- Semanalmente;
- Quinzenalmente;
- Mensalmente;

As tarefas diárias eu pensei no mínimo que precisa ser feito para que a casa esteja organizada e para que eu não acumule sujeira e desordem. Ficou decidido:

- Arrumar as camas: é o minimo, se eu começo o dia com a cama arrumada eu já me animo para as próximas etapas.
- Recolher objetos/roupas espalhadas: evita a bagunça desnecessária e acaba se tornando um hábito!
- Recolher o lixo: lixo acumulado em casa NÃO dá!
- Bater duas máquinas de roupa: estando com as roupas em dia, tem semanas que eu nem preciso fazer isso diariamente. Me ajuda a não acumular roupa suja.
- Passar / Guardar roupas do varal: Quanto menos acúmulo, melhor. Pra mim a melhor solução é secou - guardou.
- Arrumar a cozinha: depois do almoço a cozinha precisa ser limpa, assim vou mantendo-a. Cozinha limpa deixa qualquer casa com cara de mais organizada e limpa.
- Limpar o chão da cozinha: Não varro/passo pano na casa todos os dias, mas o da cozinha é prioridade. Mantê-lo limpa também deixa a casa com cara de limpa e organizada, além de ser um ambiente que requer mais cuidado com a limpeza por manusearmos alimentos.
- Limpar a mesa de jantar: por motivos óbvios de higiene!

Os itens semanais, quinzenais e mensais eu vou fazendo ao longo dos dias conforme dá. Dias tranquilos eu aproveito para dar um gás e eliminar o máximo que eu conseguir, dando prioridade ao que é diário primeiro, depois semanal e assim por diante. Dias conturbados eu foco só no diário mesmo e desencano.

Tem dado certo por aqui! Tenho conseguido manter o mínimo de ordem sempre e com um pouco de esforço a casa tem sido limpa e tudo fica nos conformes. Eu me esforço pra fazer tudo até sexta na parte da manhã, pra ter a sexta á tarde pra mim. Final de semana eu ODEIO fazer qualquer tipo de faxina, pois é o tempo que eu tiro para aproveitar ao MÁXIMO minha família. São os dias que a gente relaxa, sai, passeia e a última coisa que eu quero pensar é em Ajax! Sempre que consigo, é ótimo!!!

Mas MESMO precisa imprimir e coisarada?

Eu preciso! Primeiro porque eu me distraio com qualquer coisa muito facilmente e tendo algo visível que me lembra constantemente do que eu preciso fazer, é muito mais eficaz. Assim eu consigo "me cobrar", é uma forma de me disciplinar e focar nas coisas que são prioridades, fora que adoro dar um check nos itens que eu já fiz. Tô até pensando em me recompensar quando ganhar várias estrelinhas ao longo da semana....coisas tipo, massagem, chocolate, sapatos... acho que o marido talvez desaprove a ideia!

No mundo perfeito, cor de rosa, com céu de chocolate ao leite...minha casa estaria todo o tempo limpa e organizada, mas não é bem assim. A planilha me ajuda a manter o foco, me disciplinar e manter as coisas em dia, mas não faz mágicas. Tem semanas que as coisas empacam mesmo e acabam acumulando, o banheiro fica sujo, a varanda empoeirada, a roupa acumulada. Enfim...temos dias e dias, mas sem dúvidas reduz drasticamente a oportunidade para que o caos se instale e me ajuda também a recuperar os dias atrapalhados.

É bem cansativo, é verdade, tem dias que eu chego às 20:00 esgotada, mas eu entendo que qualquer trabalho te consome e eu trato meu dia a dia em casa como um trabalho. Tenho hora pra acordar, o almoço tem hora pra sair e também tenho hora pra acabar o expediente amélia, que é geralmente o horário que meu marido chega à noite.

E a Ana Luiza?

Eu tento fazer o máximo possível enquanto ela dorme as sonecas. A primeira soneca da manhã eu limpo bastante coisa, quando ela acorda, mama e fica comigo na cozinha enquanto faço almoço, já que meu marido almoça todos os dias em casa, esta é uma prioridade. Depois do almoço ela dorme, ai é quando arrumo a cozinha e finalizo a roupa geralmente. Se ela está acordada e eu estou fazendo algo, coloco ela na cadeirinha e levo comigo aonde estiver. Assim ela se entretém e a gente interage enquanto isso. Lavo louça cantando o alfabeto, varro conversando, lavo varanda papeando e contando história... Tem que ter jogo de cintura, disposição e criatividade! Ela está em uma fase agora em que a cadeirinha limita os movimentos que ela quer explorar, então ela fica um tempo mas depois se irrita. Se ela não quer ficar na cadeirinha ela pode ficar no berço brincando com os briquedinhos, já que a cama só se eu estiver com ela. Estou comprando aqueles tapetes de EVA, assim ela pode ficar no chão da cozinha, da sala, enquanto eu vou fazendo as coisas. Ela explora o ambiente, se movimenta e eu faço o que precisa ser feito. E se ela chorar? Bom... se for necessidade real, largo o que estiver fazendo e atendo o que ela precisa, ela é mais importante que o chão da sala com certeza! Se é pelo bel prazer de não estar satisfeita eu sempre digo à ela: Filha, a vida é assim, não temos tudo que queremos na hora que queremos. Vou finalizar isto aqui e aí vamos fazer algo mais legal, segura essas cordas vocais aí! =) A media que ela for crescendo vou incluindo ela na brincadeira! rs...

Aqui vai minha listinha, impressa e colada bem à vista na minha lavanderia. Passo por ela constantemente!!! Não adianta imprimir e esconder...é gerenciamento visual!!!! rs..












Comentários

  1. É pra conseguir as essas coisas só a Karol mesmo!hahaha...um dia eu chego lá, mas da um medinho, parece que nem agora to dando conta, imagina com a baby!! Pelo menos uma musa inspiradora eu tenho hahahaha...to lembrando de vc por esses dias, descobri que vou mudar semana que vem e to entrando em crise! Eu pensei que só faltava arrumar algumas coisas do quartinho dela e o chá de bebê, e de repente tudo mudou e já entrei no 8º mês! Força na peruca e vamos lá, só peço pra pimpolha aguentar pelo menos mais um mês pra tentar colocar um pouco das coisas em ordem rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joanna, não é fácil mesmo não...nem com a barriga e nem com ela já nascida! rs... Mas você tem o maior exemplo de todos...sua mãe deu conta de 4! Foca na mamãe porque eu só tenho uma! rs...
      Não se cobre tanto!!! :-)

      Agora para tudo...mudança? Este ano? Sério?? Ai céus... Bom, se for aqui pra perto conte comigo pra limpeza, organização, suco (não sei fazer café!), enfim...me diga pra onde estão indo!!

      Bjs!

      Excluir
  2. Muito legal, me inspirou a colocar uma ordem no caos! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!