Uma mãe de primeira viagem: Sobre o sono - Parte II

Chego no berço e me deparo com esta cena.......



Hoje eu vou escrever a parte II do post do sono como prometido, sobre dormir a noite toda.

Vamos lá...

Uma das minhas primeiras decepções da vida materna, foi descobrir que dormir a noite toda é um conceito muito diferente para pais e bebês. Pra mim, dormir a noite toda são no mínimo, 8 horas diretas, para um bebê, 5. CINCO. Quem sobrevive com apenas cinco horas de sono? Eu não...

sobrevivia........hoje, eu já domino esta arte!

Com um mês e meio comecei a implantar a "mamada dos sonhos" da encantadora de bebês. Ela sugere que, para o bebê dormir uma noite toda, ele precisa estar satisfeito, com o tanquinho cheio, do contrário muito provavelmente irá acordar às 2:00 am e às 5:00 (+/-). Estes eram os horários exatos da minha mocinha! Pois bem, para isto, ela sugere que o bebe faça uma mamada entre 22:00-23:00 (no máximo) dormindo mesmo. Tira o bebe do berço e coloca ele para mamar (mamadeira, peito, tanto faz...) e ele por instinto vai começar a sugar, quando terminar, não precisa por para arrotar, porque ele estará bem relaxado, é só colocar de volta no bercinho.

No início não deu muito certo. Eu tirava ela do berço e ela simplesmente não queria mamar. Foram várias tentativas, até conseguirmos. A primeira mamada que eu eliminei foi a das 2:00, pois ela continuou acordando as 5:00 por um tempo. Recentemente resolveu começar acordar às 6:00 e há duas semanas passou a acordar às 7:00!!!!

Hoje ela mama às 19:00, toma banho, deita em seu bercinho, agarra um bichinho e dorme. Às 23 ela mama e só acorda às 7:00, é quase um sonho!

Quando ela passou por picos de crescimento, ela despertava às 3:00am chorando de FOME, conheço bem o choro dela de fome. Do contrário, já teve dias dela acordar, resmungar, da um chorinho e voltar a dormir. De todo modo a gente (vulgo o pai) sempre vai lá dar uma olhada de madrugada, cobrir, cobrir de novo...

Agora um dos assuntos mais polêmicos da maternidade. Deixar chorar ou não deixar chorar.

Eu acho que você deve fazer aquilo com que está bem resolvida. Deixar chorar e ficar se martirizando é péssimo, ficar morrendo pensando que poderia deixar chorar mas tá na dúvida, também é. Eu particularmente não acho que tenha alternativa correta, mas tenho minhas opiniões particulares a respeito, principalmente em relação a minha filha e o tipo de criação que quero dar para ela.

Sim, ela chorou pra aprender a conciliar o sono sozinha. Na primeira semana foi mais longo e difícil, depois foi diminuindo e hoje estando em casa ela raramente chora, mas tem os seus dias...

 Malvada, péssima mãe, cruel, bruxa, nojenta, egoísta....podem chamar, eu realmente não ligo, sou muito bem resolvida com minhas decisões quanto a Ana Luiza. Primeiro porque não faço nada sem o meu marido consentir e segundo porque sempre busco conselho das minhas irmãs em Cristo e mães. Conheço muitas crianças que também choraram pra aprender a dormir e que são crianças perfeitamente saudáveis emocionalmente, psicológicamente, etc...

Eu sei que é um tema muito polêmico, mexe com a alma de muita gente, desperta ódio de outras tantas pessoas, mas eu não tenho muito problema em expor minha experiência neste sentido. Nós colhemos bons frutos dessa decisão. Primeiro vimos o quanto é importante estarmos unidos nas decisões para permanecermos um, segundo, também descobrimos como é difícil dizer não e como teremos um árduo trabalho pela frente com as futuras fases, depois também aprendemos que muitas vezes pecamos e somos egoístas quando escolhemos o que parece mais cômodo (ouvir bebe chorar nunca é agradável para ninguém!) para nós e dizemos que é "melhor para o bebê" para nos poupar trabalho. Também aprendemos a observá-la bastante e conhecer os sinais que ela nos mostra, traços da sua personalidade (e a minha tem bastante, obrigada). Posso dizer com todas as letras que não foi fácil, que eu chorei junto, que eu orei e pedi a Deus pra passar logo, que pedi socorro pra vizinha, que eu contava as horas pra não chegar à noite. Também afirmo com todas as letras que não nos arrependemos um milímetro desta decisão, ela foi a melhor para todos. Minha filha continua um bebê feliz, alegre, ativo, divertido, que nos ama e que sabe perfeitamente que nós também a amamos.
Hoje nesta casa, todos dormem bem, em seus respectivos lugares, a noite toda e tranquilos na maioria das noites.

Quando eu quero dar colo eu dou, quando acho que ela precisa de aconchego e se acalmar eu deixo ela dormir mamando (esta semana tem vacina e ela com certeza vai precisar muito de colo e peito), quando ela está fora da rotina ou fora de casa, nós a embalamos para dormir se necessário, e sempre gosto de lembrar que ela é um bebê e não um robôzinho, portanto, também tem os seus dias mais difíceis. :)

Também gosto de dizer que eu pesquisei sobre o assunto e assim como existem estudos que garantem que se o bebe chorar ele vai ser um adulto fracassado, infeliz e inseguro, existem estudos que também garantem que isso tudo é balela. Li um pediatra americano que disse que não precisa ficar ansioso, você vai ter mais 18 anos de chances para arruinar o psicológico do seu filho e não vai ser ensinando-o a dormir que você vai estragar tudo. Também pense que uma hora ou outra você vai ter que dizer não para ele, que ele vai se frustrar outras vezes ao longo da vida, vai chorar, vai ficar triste, as coisas não serão como ele quer sempre, enfim... Quando tomamos a decisão ela estava saudável, dentro do peso, não tinha cólicas, não tinha dores de nada, não era semana de vacina, estava dentro da rotina e não era mais um recém nascido. 

Se você tem dúvidas quanto ao deixar chorar eu não recomendo nem que sim e nem que não nunca, acho uma decisão muito pessoal mas, converse com outras mães que você tem como referencial! Ouça outras experiências e SEMPRE pense no futuro: "é isto que eu quero pra minha família?". Comece como deseja continuar e seja firme na sua decisão seja ela qual for! Ruim mesmo é cada hora querer fazer de um jeito e deixar a criança toda confusa, né?! :)

Bom, esta é a nossa experiência completa do sono (guardem as pedras). Esta semana a Ana Luiza resolveu que não ia dormir de dia sem dar um show completo e me deu um trabalhão uns dois dias. Permaneci firme na rotina dela, larguei de mão as minhas coisas e tentei captar qual era a mensagem. A mensagem era que estava na hora de mudar a rotina de 3/3h para 4/4h. Voltamos aos dias de paz, até o próximo upgrade! rs... E assim vamos aprendendo, eu e ela ela e eu!

Compartilhem suas experiências e encorajem outras (futuras) mamães!

Bons somos e Até breve!









  



Comentários

  1. Oi Karol! Eu confesso que não tenho esse coração todo para deixar o João Victor chorar,até hoje tenho problemas para dormir,não sei o que é dormir uma noite inteira, pois assim como ele ainda mama,ele procura o peito mesmo dormindo e isso é de 2 hrs em 2 hrs e aí não tem sono que resista né? Estou querendo tira-lo do peito quando ele fizer 2 anos, mais eu já estou pensando na luta que vai ser,já que ele vive grudado.
    Não sei se vou conseguir ter essa força para vê-lo chorar e não fazer nada. Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, não é fácil mesmo! Eu sempre achei que ia ficar pior a medida que ela fosse crescendo, por isso optamos por ensina-la o quanto antes, porque na minha opinião, uma hora ou outra, mais cedo ou mais tarde vai rolar um chororô...como ela era menor, foi rápido, coisa de uma semana e meia pro sono da noite. Definitivamente desmamar deve ser muito difícil, ainda mais se ele tem por hábito dormir mamando! Que o Senhor te dê graça para enfrentar essa fase e sabedoria para lidar da melhor maneira possível! Beijão!

      Excluir
  2. E assim vamos caminhando e aprendendo...é isso mesmo meu Beim...um degrau por vez...sempre aprendendo,e agora aprendendo a lidar com essa pessoinha q Deus te deu pra q vc cuide junto com Jó.
    Sei que vc será bem sucedida,

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!! Obrigada por toda sua ajuda e cuidado para conosco! ;) we love you!

      Excluir
  3. Que legal Karol! Eu ainda não pude deixar o Mikael chorar até dormir ou se acalmar sozinho, pois ele perde o fôlego em questão de segundos e já nos deu bons sustos quando tentamos, rsrsrs. Mas ele já está entrando nessa rotina sozinho acredita? ele mama às 18:30/ 19;00hrs e quando não acorda sozinho às 22/23hrs dou a mamadeira e ele volta a dormir e vai até umas 4/5 da manhã...estamos quase lá graças a Deus. Bjos na Ana Luiza que está muito linda e fofa.

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci de dizer`que é a Bel, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel!!!! Vc aqui, que bom!!!!!!

      Que notícia boa que ele já tem rotina por si só! Nossa que bom mesmo!!!!!

      Quanto ao fôlego, sei bem como é! A Ana Luiza fazia igualzinho!!!! Nas primeiras vezes que vi (chorando de fome mesmo) levei um susto, achei que ela fosse sei lá, desmaiar de tão roxinha (ela é bem bravinha!).

      Não se esqueça que a Sra me deve um visita! Quando der venham mesmo!!!!!

      Bjs!!!

      Excluir
  5. Muito bom karol, e não é que a maternidade é uma coisa louca? Nos revira do avesso, nos ensina a cada instante, nos leva ao topo, ao fundo, ao mais profundo. É fantástico. É muito bom mesmo fazer aquilo que acreditamos ser o melhor, permanecer e colher os frutos.
    Parabéns pelas conquistas até aqui, e muitas mais virão! Que Deus continue abençoando vocês e a pequerrucha! Você é uma constante inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E põe louca nisso!!!!! Obrigada minha vizinha por todos os conselhos, ouvidos, açaís, você me inspira! :) bjs!

      Excluir
  6. Aqui em casa implementamos a "pausa" segundo o livro Crianças francesas nao fazem mãnha, e foi um sucesso. Quando é mãnha ele "reclama" e ai desiste e dorme. Se é algo real como fome ou fralda chora mesmo e fica facil para distinguirmos. Após a matricula na escolinha o pequeno Arthur tem dormido das 6:30pm as 7:30am SEM ACORDAR. Thank you Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeeente...não conhecia essa técnica não! O tiozinho do livro Nana Nene fala algo semelhante.... Eu também sempre espero pra ver aonde vai parar o choro!!! Recentemente ela anda numa "vibe" terríiiiivel pra dormir...esses dias acordou 4 da manhã querendo brincar, conversar com o móbile!!! Ai socorro! hahahahaha Esperando ansiosa o quinto mês, porque o quarto já deu! :P

      Arthur é um príncipe!!!! Sou fã!!!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!