Lavar roupa todo dia, que agonia....





Não precisei de muito tempo pra descobrir o significado de caos quando se tratando de roupas para lavar nem tampouco demorou para eu me deparar com aquela imagem de uma pilha enorme de roupa suja amontoada sem saber por onde começar. (Só eu passei por isso?)

No meu primeiro ano de casada e principalmente o primeiro inverno em Joinville foram inesquecíveis neste sentido. "Amor, tem cueca limpa?" "Meia social?" "Cadê aquela camisa?" "Meia branca?" foram algumas das perguntas que me aterrorizavam naquele dias frios e cinzentos. Com o frio tudo demora demais pra secar podendo ficar com cheiro de mofo facilmente e quando chove, esquece, nada seca. No verão é úmido e você tem que ficar de olho na roupa que pode molhar no fim do dia quando quase sempre chove. Foram muitas roupinhas penduradas atrás da geladeira, ventilador ligado no varal de pé pra dar uma ajuda e por fim investimos em uma enxuta que, foi sem dúvidas MUITO bem aproveitada!!! As calças jeans que o digam...

Meu segundo inverno foi bem menos traumático e depois de tentar algumas soluções, a que de fato funciona aqui em casa é "lavar roupa todo dia, que agonia". Lavar uma vez por semana não adianta, a cada dois dias também não, aqui tem que ser uma máquina por dia! Li outras amigas amélias de outros blogs dividindo suas experiências (sim, este é um assunto relevante e discutido na blogsfera das domésticas) e realmente funciona de um jeito para cada família. Tem gente que realmente prefere tirar um dia da semana e lavar tudo de uma vez, ou passar tudo de uma vez.

Vale inserir um comentário: EU ODEIOOOOO passar roupa :)

Desde que comecei com a tática de uma máquina por dia as coisas fluem que é uma MARAVILHA.

Eu sei que parece muito óbvio e senso comum escrever isto, mas não é. Toda mulher que lida com a roupa da casa sabe que este é um assunto que pode facilmente virar um grande transtorno e que se torna um bola de neve (roupa) e quando você vê já é uma avalanche num piscar de olhos.

Depois que nos mudamos, passei alguns meses sem ter aonde guardar ou pendurar as roupas e só recentemente consegui colocar tudo no lugar. Foram alguns dias batendo 3 ou 4 máquinas de roupas e umas três noites passando tudo até conseguir por a roupa toda em ordem. Agora, já com as coisas no seu devido lugar, voltei a minha rotina de uma máquina por dia e está funcionando que é uma delícia. Na verdade, coloquei na minha rotina duas máquinas, já que em breve teremos um bebê e pelo que ouço de outras mamães, ninguém consegue vencer as roupas a serem lavadas. Se preciso for, aumentarei para três. Vamos ver como vai funcionar. Outra coisa importante é: lavo uma máquina e já recolho a que está no varal, passo o que tem que ser passado e guardo. Às vezes, se tem algo em especial a ser lavado, bato uma máquina extra, quando por exemplo tenho que lavar a roupa de cama da Fifi ou um edredon, mas o importante é estabelecer uma meta e colar nela. Também, não acumulo roupa a passar pois, pra mim é o fim do mundo gastar horas passando roupa. Assim, não tem acúmulo nem de roupa suja e nem de roupa limpa e o que era para ser maçante, torna-se rápido e eficaz!

Para a rotina funcionar mesmo a chave é disciplina e constância. Eu já acordo e ligo a máquina (salvo tenha algum compromisso que ficarei a manhã toda fora e a roupa ficará com mau cheiro) e já risco esse da lista. Se, por algum motivo especial, eu não consigo cumprir a meta do dia, compenso no dia seguinte, mas só em casos bem atípicos mesmo pra não quebrar o hábito.

Em breve vou poder dizer melhor como funciona para uma família maior e com um bebê!!

E vocês? Como dão conta do recado?

"Porque às vezes sucesso é  apenas uma questão de por a roupa para secar antes que o mofo se instale..."


Até breve!




Comentários

  1. Aqui em casa é tipo "livre demanda" rs. Odeio roupa acumulada pra lavar...então eu espero juntar o mínimo necessário pra dar conta da carga mínima da máquina (isto é: não lavo apenas duas blusas, por exemplo, porque gasta muita energia pra pouca coisa) e como esse mínimo se acumula rápido, eu acabo lavando dia sim, dia não. Fica tudo mais fácil. Ah, eu também oooooodeiiooooo passar roupa! Mas meu marido só usa camisa social de vez em quando (muito de vez em quando...)...então aqui em casa só passo roupa na hora de vestir, quando necessário, e funciona bem assim (a não ser quando estamos atrasados, hehe).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livre demanda!!! Hahahahahaha

      Aqui também, se não acumulou, eu espero um dia a mais....só que seu amigo me dá trabalho com essas sociais...não tem jeito! :(

      Também só passava na hora de vestir, mas fui assim...digamos....pedida com amor para deixar tudo passadinho..... Tem que ter muito amor envolvido para passar camisetas e afins...só mesmo MUITO amor!!!!

      Excluir
  2. Ah, minha época de uma maquinada por dia, que saudades! Rsrs. Dês da chegada do pequeno são de duas a três de segunda a sexta. Ninguem me avisou quanta roupa minha ia ir para a máquina, e rapidinho eu descobri pq mães de bebê pequenos vivem de pijama, pois tinha dias que eu usava quatro blusas diferentes!!! Tenho uma lava e seca que é DE DEUS para os dias que não rola varal (e as toalhas e roupinhas do Arthur vão sempre para a secadora para ficarem macias, cheirosinhas, e pularem o ferro).
    Agora passar roupa, foi mais um castigo de Deus para Eva, o qual herdamos! O tarefinha viu! Eu junto sim, uma semana, e tiro um dia (quinta). Ai estaciono a tábua na frente da tv ou perto do computador e ouço um podcast ou assisto uma maratona de Greys Anatomy. Só assim sobrevivo! Antes me levava algumas horas, agora mãe me leva o-dia-todo devido as pausas, mas eu faço um compromise! Pijamas e roupa de cama não são mais passados! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WHAAAAAAAAAT???? Roupa de cama??? Passar????? Julie Anne, você é top! Tipo NUNCA passo essas coisas. Para não dizer nunca, quando recebo visita e o lençol tá bem crítico eu passo pra fazer uma média, mas o lençol da minha cama, que eu vou amassar todo na primeira noite? No way! hahahahaha Só passo as camisas sociais do Jó e as "roupas de sair" e demais roupas dele porque ele gosta, as minhas mesmo, são super selecionadas!!! hahahahaha

      Você é bem corajosa de passar tudo em um único dia!!!!

      Tô bem ouvindo mesmo que a quantidade de laundry vai aumentar muiiiiito....Let's prepare nosso psicológico!!!!!

      Aqui nem tem porque ter secadora...logo.....morrerei na tábua passando roupinhas mirins :(

      Bjs!!

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!