Cardápio Mensal e o Hambúrguer Caseiro!



Um pouco antes da viagem, comecei testando uma rotina nova aqui em casa. Na verdade, reformulando uma antiga. Já comentei algumas vezes que quando estou em casa, acho que desenvolver um cardápio semanal é uma mão na roda em muitos sentidos. Sou super adepta e além das facilidades, acho que também gera economia.

Recentemente, resolvi tentar algo um pouco diferente. Ao invés de elaborar um cardápio por semana, elaborei um para o mês todo, ou seja, ao longo do mês, às segundas comeremos isso, às terças isso, e assim por diante. Perguntei se o marido se importaria e ele disse que não. Completamos o primeiro mês e foi super tranquilo, porque você não come a mesma coisa todos os dias seguidos, repete a cada semana apenas. Aqui estão algumas vantagens que eu posso apontar:

- Economia da TEMPO: pensar todos os dias no que fazer para o almoço pelo menos pra mim, é muito chato e me consome além do que eu gostaria. A economia que eu tenho de tempo tendo um cardápio pré elaborado me permite gastar meu tempo com outras preocupações!

- Pré-preparo: as compras são feitas de modo muito mais funcional, gerando menos disperdicio e mais economia. Dificilmente terei que jogar algo fora porque acabei não fazendo-o. Além disso, posso me organizar e pré-preparar alguma receita ou saber exatamente o que descongelar para o dia seguinte. Isso também me economiza tempo;

- Agilidade: chegar na cozinha já sabendo o que será preparado e possivelmente com algo já pré preparado, me da mais agilidade na hora de cozinhar. O almoço tende a sair MUITO mais rápido!
Isso também me economiza tempo;

- Praticidade: deixe pratos elaborados e demorados para os finais de semana! No dia a dia o que impera é a praticidade. Tem um cardápio mensal além de economizar tempo e dinheiro, é prático! Tendo tantas outras coisas a se pensar e fazer ao longo do dia, ser prática nas refeições é obrigatório!!!

- Mais saúde: é inevitável, na correria do dia a  dia, temos a tendência de optar pelo mais prático, rápido e nem sempre mais saudável! Quando você gasta meia hora que seja, uma vez por mês, pra pensar com cuidado no que a sua família vai comer ao longo do mês, suas chances de se programar para refeições práticas, porém saudáveis são muito maiores! Você ganha tempo e sua família saúde!

Bom, estas são algumas das vantagens principais, existem outras que serão notadas de acordo com a necessidade e ritmo da sua família.

Estou constantemente buscando meios de tornar nosso dia a dia mais organizado e consequentemente mais tranquilo. Ser organizada, requer bastante disciplina e constantes erros e aprendizados, mas vale muito a pena e sei que futuramente, quando tiver a Ana Luiza no pacote, será um grande diferencial!

Para fechar o post, vou deixar uma receita maravilhosa que achei na internet de hambúrgueres caseiros! São saudáveis, SUPER práticos e rápidos e deliciosos!!!! Foi o ator principal das nossas refeições às segundas. Além disso, a quantidade me permitiu fazer o suficiente para duas semanas, ou seja, pude congelar e na semana seguinte metade do meu almoço já estava pronto!!!!!

Aqui vai a lista de ingredientes e modo de preparo:

-500g de patinho sem gordura ou carne moída de frango
- 2 dentes de alho ralados – opcional
-1/2 cebola ralada- opcional
- 1 colher de chá de mostarda Dijon ou alguma outra
- Erva que mais gostar picadinha (cheiro verde,  alecrim, tomilho, orégano…)
- Sal e pimenta do reino a gosto
-1 ovo ou clara
Modo de Preparo:
Misture com as mãos todos os ingredientes e separe em partes iguais. Faça uma bola e amasse, modelando na forma de um hambúrguer que deve ter no máximo 2cm de altura, se não fica cru na hora de fazer. Para quem gosta mais passado, pode fazer um pouco mais fino. Com o auxilio dos dedos ou pincel passe um pouco de óleo de canola ou outro (eu usei óleo de coco) por fora de cada um deles ou use um spray de gordura. Faça na hora grelhado ou assado (forno pré aquecido 180/200C) ou congele: Separe cada um com papel manteiga ou papel filme ou plásticos, coloque em pote com tampa e leve ao freezer.
fonte receita


Ingrediente prontos para serem misturados!



De hoje, com direito a aspargos!!!! 

Espero que tenham gostado!! Boa semana!!!

Até breve!



Comentários

  1. Oi Ka!

    Desculpa o sumico! ta tdo uma correria por aqui - de novo! aff :/
    Amei todos os posts de Atlanta e os de viajar gravida com 7 meses.
    Uma amiga nossa foi pra praia com a gente ano passado, com 8 meses! de carro, 8 hrs de viagem!
    Mas foi super tranquila tb.
    Enfim, acho que nao teria problemas tb ;)

    Ja o post de hj foi um tapa na minha cara! kkkk
    Preciso me organizar mais no termo alimentacao! entra ano e sai ano e continuo na msm. Aff..
    Amei essa receita e vou copiar pra ontem!
    Preciso me programar, acho que vou usar seu post e ver no que da ;)

    Beijos! Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copiar a da Nutella a srta. quis, né???? Pode dando um jeito!!!!!! Comer guloseimas é ótimo, mas sempre não dá né! E outra...aí você tem acesso a taaaaaaaaaaanta coisa boa, saudável e barata...dificil é concorrer com as gordices!! rs....

      Beijos!!

      Excluir
  2. Lindo!!!! Delicioso!!! Hummmmmmm....Adorei os aspargos e a panela mineira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei essa de presente de uma familia que amamos muito!!!! Vamos fazer alguma coisa boa lá em casa com ela.... amo tudo que vem de Minas :)))

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!