Uma mãe de primeira viagem: A médica humanizada, o parto humanizado e os valores desumanos!


Olá!!!

Agora que estou no segundo trimestre, confesso que me sinto mais à vontade para escrever um pouco mais sobre a gravidez. É que no início não tem tanta coisa assim para se escrever e eu acabava ficando com um certo receio de escrever bobagens.

No meu último "diário gestacional", comentei que teria uma consulta com uma médica que atendia pelo meu plano e que era pró parto humanizado, lembram-se? Pois bem, esta consulta foi na quarta-feira e eu gostei muito da médica. Ela é jovem, atenciosa, detalhista e...humanizada. Parece bobagem mas é bem diferente.

Uma coisa que estranhamos (o marido e eu, ele é fofo e vai à todas as consultas comigo) é que os médicos aqui em vix não tem aparelho de ultrassom no consultório. Estávamos esperançosos de ver nossa coisinha mexendo, mas não foi o caso :(

Ouvimos o coração, medi o útero, tirei pressão, pesei, ela me solicitou os exames do segundo trimestre (sangue, glicose, urina) e falamos sobre minha mudança, meu histórico e sobre o parto (e preços!).

Bom, ela faz parte da equipe top top top capixaba, junto com o Dr. Paulo e a Dra. Jaqueline. Qualquer mulher que queira um parto humanizado aqui, já ouviu falar desses nomes. Falamos sobre a questão psicológica, dor, a importância da doula e também sobre as eventuais necessidades de uma cesárea e como isto deve ser pensado também. Falamos ainda sobre o trabalho feito em equipe entre eles e então falamos um pouco sobre os preços.

Bom, confesso que pra eu conseguir uma consulta com um médico(a) do jeito que eu queria (humanizado) foi muito difícil. Por algum motivo, os melhores médicos aqui em Vitória estão atendendo somente particular. Demorei, demorei, perguntei, pesquisei, até achar esta doc que graças à Deus atende pelo plano. Fiquei triste em saber que os bons estão saindo dos planos, afinal a gente já paga pelo plano...ainda ter que pagar particular pelas consultas pré-natal é bem complicado, né?

De todo modo fiquei feliz pela indicação e por ter conseguido uma consulta com ela e por ela ser tão atenciosa e pró-parto natural. Faz bastante diferença contar com um profissional que partilha dos mesmos ideais que você, te passa mais confiança e tranquilidade. Além do mais, ela integra uma equipe muito bem conceituada também em âmbito técnico.

A parte não tão legal da consulta, foi quando discutimos sobre a taxa de disponibilidade cobrada pelos médicos para estarem presentes durante o parto. Uma prática legal, até certo ponto compreensível, mas por ser recente é bem claro que alguns ajustes terão que ser feitos. Não quero ser antiética e divulgar aqui valores, mas o valor cobrado por esta equipe é um pouco menos que o triplo cobrado pelo meu médico de Joinville. Uma diferença bem considerável! É um problema pois acaba "elitizando" o parto natural, condicionando-o aqueles que podem desembolsar X (à vista) para terem certeza que aquele médico estará lá dando apoio em um momento tão delicado. Tenho certeza que muitos pais de primeira viagem, talvez com um pouco menos de informação e com maiores inseguranças vão fazer de tudo para desembolsarem a quantia. Do contrário, irão optar pelo caminho mais em conta, uma cesárea eletiva desnecessária com algum outro médico. Uma pena MESMO.

O fato é que existem outras opções. Atualmente nosso plano é: Doula - Trabalho de Parto em casa - Trabalho de parto ativo no hospital c/ plantonista. Não abro mão de ter uma doula comigo, muito menos de ter meu marido. Ele vem participando de cada momento, dividindo informações e compartilhando comigo da mesma ideia. Sei que ele vai ser fundamental durante esse momento e se for o caso de eu precisar de uma cesárea, estarei mais tranquila com ele ao meu lado!

Eu sei que já escrevi isto antes, mas acho que vale a pena repetir. Não deixe de dividir tudo com o marido de vocês! O fato de ter o JC comigo nas consultas, de conversarmos sobre as opções, sobre tudo que sinto, o que não sinto...é divino, faz toda diferença! Vou ter o prazer de dizer à Ana Luiza que o pai dela participou de cada momento com toda paciência (de Jó!), interesse, carinho, amor e preocupação. {"....mas nunca vai te faltar nada"}.

Por enquanto os planos são estes. Tudo pode mudar, mas planejado pelo menos foi. O que mudar, vai vir de bom grado, crente que Deus está no controle de todas as coisas e confiante nEle.

Agora digam "Oi, Ana Luiza!!!!!!"





Gente, ela é muiiiiiiiiiiito "mexilona"!  Adoro deitar e ficar virando de uma lado para o outro enquanto ela faz piruetas aqui dentro!!!

Por enquanto é isso! Bom final de semana!!!

Até breve!


Comentários

  1. Suzana, a melhor tia do mundo7 de fevereiro de 2014 19:39

    HI ANA LUIZA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aiiin você está linda amiga!! E foi muito bom sentir essa lindinha mexendo aí dentro :)

    Deus continue abençoando os planos de vocês...que a Paz dEle governe seus corações e cada plano, cada fase. Vai ser tudo lindo, seja como for :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puuuutz..eu JURO que fiz login na minha conta..esse google ta de brincation with me ehehhehe Beijos, Val

      Excluir
  3. Aqui em SP minha médica tb não tem ultrassom, estou achando que é coisa de filme americano! E uma dica, cheque na maternidade o que acontece se voce chegar em trabalho de parto ativo e não tiver leito. Aqui em sp ao invés de mandar as dondocas com cesária marcada embora, te mandam para um outro hospital por vc não ter uma reserva! Absurdo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!