Como comer mais frutas e desperdiçar menos!


Durante muito tempo eu fui a pessoa mais preguiçosa do mundo para comer frutas porque eu tinha que descascá-las. Quem nunca? Eu adoro abacaxi mas só de olhar para ele e pensar que teria que cortar aquela casca grossa, tirar aquela coroa e fatiar eu já pegava uma banana e ficava feliz. Aí eu casei. E se eu não comprar e comer frutas, risos eternos que meu marido irá fazê-lo!

Logo quando nos casamos, era próximo do verão então tudo que eu comprava de frutas eu fazia uma salada de frutas e deixava na geladeira. É um jeito prático para inserir diversas frutas no cardápio e geralmente todo mundo gosta de salada de frutas, né? O problema era só conter o bonito no uso do leite condensado...peguei no flagra várias vezes recheando a tacinha escondido atrás do armário!!!

Quando veio o inverno a salada de frutas ficou pra lá e então por um tempo era só uma banana, uva..algo mais prático. Desde que comecei a levar à sério o suco verde, precisei me organizar no sentido de que eu não tinha como descascar um abacaxi na pressa da manhã e que se já estivesse tudo semi pronto, o suco sairia mais rápido e minhas manhãs seriam menos tumultuadas. ORGANIZAÇÃO É TUDO.

Hoje em dia eu compro frutas e verduras e deixo tudo pronto no dia que elas chegam. Exemplo: Higienizo a couve, as frutas, pico o abacaxi, o gengibre e deixo tudo semi esquematizado na geladeira. Assim, na hora da pressa comer uma fruta não vai ser tão trabalhoso (nem vai ter a desculpa da preguiça), nem tampouco o suco verde de manhã vai tomar tanto tempo pois é só cortar o limão, adicionar os líquidos e a farinha de linhaça e pronto. Rápido e PRÁTICO.

Tudo bem, no dia é chato ter que fazer tudo, mas pelo menos comigo a experiência foi muito positiva. Comemos todas as frutas e o desperdício cai DRASTICAMENTE. Se eu não higienizar os morangos no dia que eu os compro, certamente eles vão estragar na geladeira porque depois eu vou ficar com preguiça e assim com outras frutas! Outra medida que eu uso também é comprar frutas já cortadas, daquelas que por sermos só dois não conseguiríamos comer uma inteira, como por exemplo melão (eu adoro e o marido detesta), melancia...Já vem prontinho pro consumo!

Foi assim que eu consegui inserir uma maior quantidade frutas no nosso dia a dia e também reduzi o desperdício!
Temos para o suco verde a couve higienizada, o gengibre em lascas e o abacaxi fatiado, e também a melancia já em fatias, jabuticaba e uvas também higienizadas prontinhas para o consumo!


Também procuro não exagerar nas quantidades e ir mais vezes ao supermercado/verdureira porque acho que as coisas estragam menos, essas quantidades da foto foram calculadas para meia semana. Também tinha o melão, mas quando tirei a foto já tinha devorado as quatro fatias :)

Agora com a chegada do verão a salada de frutas volta ser uma excelente pedida no café da manhã ou no lanchinho da tarde!

Bom, nada vem de graça na vida e TUDO sempre requer o mínimo de organização e planejamento, o que não vale é deixar a preguiça falar mais alto e a alimentação da sua família ser prejudicada, certo? :)
Espero que gostem das dicas!

Até breve!

Comentários

  1. Esses dias eu fiz algo parecido por aqui, mas por incrivel que pareca, perdeu pois nao comi tudo! aff.
    Preciso muito gostar mais de frutas pra poder comer mais.
    Apesar que as minhas preferidas, nao da pra cortar senao impreteja (existe essa palavra? o.O), tipo: pera, pessego, banana (nem tanto neh Paula), nectarina :P

    E como vc higieniza Ka?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!