Vale a pena investir!




Ontem no fim da reunião rolou um papo rápido com a Ju sobre alimentação e me lembrei de um artigo que li há algum tempo atrás sobre alguns alimentos "caros" mas que valem a pena investir. Para quem quiser dar um up na qualidade da alimentação, acho válido o conhecimento:

1. Salmão: Rico em ômega 3, que além de auxiliar no processo de emagrecimento, por impedir a produção de substâncias pró-inflamatórias, também é um aliado importante para a memória e concentração. Além do ômega 3, também conta com vitamina D! O peixe é uma proteína magra e a recomendação é o consumo duas vezes por semana. Eu AMO salmão, principalmente cru (sashimi)! Meu doctor me disse que estou liberadíssima para ingerir meu sashimi sem medo de ser feliz. Os cuidados? Atenção aonde eu vou decidir consumi-lo, quanto a higiene do ambiente e preparo, medidas que sempre tomei. A questão da toxoplasmose, é pouquíssimo provável encontrá-la no salmão, abstenho-me de salames coloniais, carnes cruas e embutidos de procedência não confiável. Peixinho liberado!

2. Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes): estas eu consumia pouco até pouco tempo atrás. Depois da passagem pela nutricionista, passei a incluir na minha dieta no lanche da tarde! Elas são fonte de ômega 3, 6 e 9, equilibram o metabolismo, são ricas em selênio, zinco e manganês (antioxidantes) combatendo assim os radicais livres no nosso organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce. A dica para economizar é comprar a granel em loja de produtos naturais. Não sai tão caro assim, não!

3. Frutas Vermelhas: no Brasil estamos bem restritos quanto a sua variedade e quando a encontramos dá uma dó de pagar R$9,00 em uma caixinha minúscula de mirtilo (Blueberry)! Nesse caso vale a pena investir no morango, na amora (aqui no sul é bem mais em conta que no sudeste eu acho). Estas frutas também são antioxidantes e e ajudam a melhorar a circulação e saúde cardiovascular, além de ajudarem na prevenção de infecções urinárias (cranberry é top para essa função, mas o suco é MUITO caro aqui no Brasil!). Sempre que possível, é bom incluí-las no cardápio, sendo o morango para a nossa realidade tropical a mais acessível!

4. Cogumelos: Passo, obrigada. Pra quem curte, saiba que eles são ricos em fibras beta-glucanas que auxiliam a eliminação do colesterol e açúcar do organismo. Além disso, contém altos índices de proteínas, fortalecendo cabelos e unhas e estimulam o sistema imunológico! Power, né? Pena que não curto...só desce o shitake do risoto que a noiva do sócio do JC faz! MARAVILHOSO por sinal! Vou tentar pegar a receita pra postar aqui... :P

5. Quinua: eu e mamys falamos bastante sobre a quinua mas ainda não consegui incorporá-la ao cardápio, estou fazendo os devidos arranjos! Só para terem ideia, a ONU (secretaria de Agricultura e Alimentação) considera este o alimento MAIS COMPLETO DO MUNDO. Benefícios: cálcio, zinco, ferro, ômega 3, proteínas, fonte de fibra e saponina, que segundo a matéria funciona como um detergente que vai varrendo o colesterol ruim das células! Quero MUITO começar a ingerir!

6. Granola: todasama. Eu amo! A granola nada mais é do que uma mistura de cereais, fonte preciosa de fibras que ainda promovem saciedade e auxiliam na queda de açúcar e gordura no sangue, além de contar com vitaminas do complexo B! A granola é calórica, então CUIDADO ao sair ingerindo loucamente. A matéria indica meia xícara de chá. Amo com iogurte!!! :)

7. Azeite de oliva: esse é bem famoso, né? Rico em vitamina E e ômega 9. Atenção ao comprá-lo: os mais indicados são os extra-virgem, pois são mais puros e logo mais ricos em nutrientes. O azeite também é calórico, então seu consumo deve ser de duas colheres de sopa ao dia e POR FAVOR, nada de aquecer o azeite...ele vira gordura saturada e perde toda sua riqueza!

8. Alimentos orgânicos: esse é delicado, eu até tento comprá-los mas morro de dor nos olhos quando vejo o preço! Não preciso nem dizer o quão saudáveis eles são né? Os agrotóxicos são um veneno no nosso organismo desencadeando uma série de doenças incluindo problemas mentais! Os alimentos orgânicos possuem ainda maior concentração de nutrientes. Eu tento...

9. Linhaça Dourada: essa vai no suco matinal!!!! Também é fonte de ômega 3 e ajuda no equilíbrio hormonal, na TPM e na menopausa (ALÔ MULHERADA!). O site recomenda uma colher de café por dia como suficiente.

Fica a dica para quem está buscando melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos, já dá pra atualizar a listinha de supermercado da semana!!! No início eu coloquei caro entre aspas, pois acho válido pagar às vezes um pouquinho mais por algo que ofereça mais qualidade e saúde! Quem sabe não crio vergonha e começo a aderir os orgânicos? :)

Boa semana pra vocês!!!!!

Matéria retirada deste site aqui

Comentários

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!