Bon Appétit: Panqueca da breca!


Ah...o caos! Semana passada foi O caos. Com os horários todos trocados meus dias ficaram todos bagunçados (daquelas neuras) e tudo que eu consegui fazer foi, nada (em casa). A feira foi show, deu pra cansar bastante, deu pra não querer ver doritos e ruffles por pelo menos um ano e deu também pra rir um bocado. O final de semana foi total para recarregar as energias, graças ao solzinho e veranico que veio e já foi!

Mas...não é de caos que eu vim escrever hoje e sim de delícias da vida!

Quando peguei a dieta da nutricionista pensei logo que minhas panquecas do final de semana estavam vetadas para todo sempre!

Explico: sempre que possível, gosto de acordar tarde aos domingos e preparar um café da manhã daqueles bem demorados com ovos, panquecas, pão e tudo mais. Como precisava seguir a risca o cardápio da nutri, as panquecas não estavam contempladas para nossa tristeza!

Depois de algumas semanas nos comportando muito bem e com as calças do meu marido caindo, resolvi adaptar minha receita de panquecas para torna-las mais saudável e assim poder incorpora-la novamente aos nossos domingos sem medo de ser feliz!

Eu particularmente adorei! O JC ficou meio assim...achou que deu um diferença considerável, mas ele é muito formiguinha e quanto mais doce e gordinho, melhor! hehehehe

Pra quem quiser tentar, recomendo!



Ingredientes:  
  • 2 ovos;
  • 1/4 copo de açúcar mascavo;
  • 1/4 copo de óleo de coco;
  • 2 copos de "buttermilk" (ver nota abaixo);
  • 2 copos de farinha de trigo integral (eu usei de aveia!);
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Essência de Baunilha (opcional) 

Modo de preparo: 

Juntar os ovos e o açúcar em uma tigela e misturar com o fuê (batedor). Acrescente o óleo de coco, essência de baunilha e o buttermilk até ficar homogêneo. Adicione os demais ingredientes secos todos de uma vez e mexa com uma colher de pau até ficar uma massa uniforme. 
Em uma frigideira antiaderente, aqueça e pigue algumas gotas de óleo de coco, apenas para não grudar. Asse as panquecas dos dois lados até ficar dourada. Geralmente eu uso a medida de 1/4 de copo para cada panqueca, outras pessoas usam uma concha como referencia. Sirva com mel, frutas, geleia ou como preferir (a minha é creme de avelã e alfarroba + bananas)!

Rende aproximadamente 06 panquecas! 

BUTTERMILK: um ingrediente muito utilizado nos Estados Unidos (mistura de nata e manteiga). Para substituí-lo, misture 1 copo de meio de leite semidesnatado (ou desnatado, de sua preferência) + uma colher de sopa de vinagre branco + 1/2 copo de iogurte natural. Pronto, já pode fazer a panqueca! :)

Receita adaptada a partir desta aqui!

BON APPÉTIT! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!