Alimentação: começando pelo começo!

pra quem acha que eu nunca.... :)

Uma irmã muito querida chegou pra mim domingo passado e disse: "queria te pedir umas orientações". Na hora passaram 854 possibilidades na minha cabeça, menos a que ela iria dizer: "é sobre alimentação".
Obviamente que isso é coisa da minha sogra que fica por aí fazendo propaganda (boa eu espero hein sogra!) das coisas que eu faço em casa! Tá vendo? Até que ser "neurótica" nem é tão ruim assim, pelo menos você pode ajudar alguém e se eu conseguir ajudar os hábitos de pelo menos duas pessoas (a primeira já é o meu marido), já tá de bom tamanho!

Falei pra ela que iria montar alguma coisa inicial e expliquei que eu não sou médica e nem tampouco detentora da verdade, mas eu realmente tenho lido bastante sobre o assunto ultimamente e buscado me informar e a mudança de alguns hábitos alimentares tem feito muita diferença no dia a dia da minha família e na saúde principalmente.
Sábado mesmo foi um dia que eu fiz da jaca o uniforme do dia, comi MUITA porcaria, MUITA besteira, MUIIIIIIIIIIITO doce, passei do limite da moderação. E a sensação foi bem ruim, porque por mais que estivesse tudo muito bom, depois eu fiquei pensando que nem tinha valido tanto a pena. Tenho um objetivo traçado e sábado me deixei levar pela gordice, mas foi bom porque eu realmente vi que não "vale a pena". Por outro lado, tenho visto o esforço do meu gatinho em manter-se equilibrado e o vi abdicando alimentos que jamais pensei que viria e os resultados são visíveis e gratificantes para ele. Só isso já me deixa super feliz. O exemplo fala mais alto do que o discurso, sempre! Rumo a uma família saudável e equilibrada!

Como preparei um material bem simples e inicial pra ela, vou deixar registrado aqui também. Quem sabe alguém não o encontre útil?


  1.   Crie uma rotina: por mais que o nosso dia a dia seja muito corrido e tumultuado o mínimo de organização é muito importante para cuidarmos da nossa alimentação. Comece estabelecendo horários para acordar, dormir e consequentemente fazer as refeições. Pense em como é normalmente o seu dia a dia e estabeleça esses horários dentro das suas possibilidades de tempo.
  2. Comer de três em três horas: Apesar de fazermos 3 grandes refeições por dia, existem ainda mais 3 que devem ser feitas por motivos importantes. Comer a cada 3 horas colabora com o seu metabolismo para que ele esteja sempre funcionando, fornece a energia necessária para que o seu corpo se mantenha ativo (evita aquelas molezas, sabe?) modera a quantidade de comida ingerida de uma única vez e ainda previne os “picos de fome” que é quando bate aquele desespero, pois já se passaram horas desde a última refeição e você devora o que tiver pela frente. Mesmo que a princípio você não tenha fome, coma. O seu organismo vai passar a se acostumar com esse ritmo e você vai sentir falta, sem contar que vai virar um hábito. A primeira coisa que qualquer nutricionista vai te dizer é: Coma de 3 em 3 horas.
  3.  Frutas: eu não comia frutas por pura preguiça de descasca-las! Comecei então ingerindo as mais fáceis como banana, mamão, maçã. Hoje eu como no mínimo duas frutas por dia. Se você não tem costume de comer frutas, comece aos poucos, forçando-se a comer uma fruta entre o café da manhã e o almoço por exemplo. Hoje eu não passo um dia sem comer pelo menos duas frutas. Elas são ricas em nutrientes, bons açucares, boas gorduras (como o abacate, por exemplo).
  4. Fritura, não!  Minha mãe nunca foi de fritar nada em casa, então eu não trouxe esse habito comigo, mas mesmo assim na rua tem muitas opções de lanches fritos e eles são um verdadeiro VENENO para o nosso organismo, e olha que eu AMO coxinha. Quando ingerimos fritura o nosso organismo, estamos ingerindo gordura “trans”, que aumenta todos os riscos de doenças cardiovasculares e contribui ainda para a formação de uma substancia cancerígena chamada acroleína. Quando reutilizamos o óleo da fritura, essas possibilidades duplicam. Outros problemas associados ao consumo em excesso da fritura: aumento da pressão, má absorção dos nutrientes e até diminuição da fertilidade. Elimine qualquer fritura do seu cardápio! No preparo de um bife, por exemplo, eu pingo a agua em uma frigideira antiaderente e “frito” normalmente. Essa é a única coisa que eu “frito” em casa.
  5.  Verduras, sim! Eu sei que pra muita gente comer verdura é um sacrifício, mas é por uma questão de costume. Tem que se disciplinar e começar aos poucos. As verduras são INDISPENSÁVEIS para uma dieta rica em nutrientes! As de folha escura como couve, espinafre e brócolis, por exemplo, são MUITO RICAS em ferro, que combate a anemia.
  6. Refrigerante, não!  A coca cola quando foi criada era pra ser um remédio, só pra você ter uma ideia de como ela é nociva, apesar de gostosa. Todo mundo sabe que o refrigerante faz mal, mas dificilmente as pessoas o evitam. Aqui temos alguns dos seus problemas: aumento do risco de ataques cardíacos, desenvolvimento do colesterol ruim, ganho de peso, osteoporose, diabetes, insônia. O açúcar contido em uma lata de coca já atinge quase todo o seu limite diário. Fora os problemas relacionados ao estomago e intestino. Eu evito ao máximo refrigerante e só tomo quando não tem opção, e às vezes eu tomo agua ainda, ou se eu vejo que a pessoa vai ficar chateada ou não vai compreender minha decisão. Fora isso eu NUNCA incluo refrigerante na compra do supermercado.
  7. Suco de caixinha, não! Infelizmente o suco de caixinha também não é uma opção saudável por conter muito corante, ALTÍSSIMO nível de açúcar (às vezes até mais do que o refrigerante), muitos conservantes e não são naturais. Eles apresentam quase que todos os problemas do refrigerante, só ficam maquiados de saudáveis, mas não são. A melhor opção são os sucos naturais feitos em casa ou os sucos 100% naturais, como o de uva do Sinuelo. O ideal é comprar a fruta e fazer o suco! Assim você aproveita 100% do benefício das frutas e ainda evita os malefícios dos industrializados, sem contar que é mais barato!!!
  8. Óleo transgênico, não! Sabe a gordura trans que mencionei acima? Pois bem, muitos óleos de cozinha já vêm com essa gordura trans. Se você olhar no rótulo do seu óleo de cozinha e ver um T dentro de um triangulo, saiba que aquele alimento já contem gordura trans e ela é cancerígena. Qualquer produto que tenha esse T é transgênico e aumenta o risco de câncer. Outros produtos que são trans: bolacha recheada, salgadinhos, sorvetes, frituras. Olhe sempre o rotulo e procure por este símbolo. A melhor opção hoje para substituir o óleo de cozinha é o óleo de coco que você encontra em qualquer casa de produtos naturais e você deve utilizar o mínimo, só mesmo para as coisas não grudarem na panela ou para fritar um alho, por exemplo. Eu uso para fazer omelete, fritar o alho da comida e até em receitas de bolo aonde pede para incluir o óleo de canola. Óleo é um verdadeiro veneno mesmo!
  9. Proteínas boas: devemos sempre incluir no nosso cardápio proteínas. Elas vem principalmente da carne que ingerimos e são responsáveis por controlarem as atividades das nossas células! A melhor opção para encontrarmos proteínas, são nas carnes magras, pois carnes com muita gordura também são prejudiciais a saúde. Cortes magros, frango, peixe são as melhores opções.
  10. Enlatados e embutidos, não!  Apesar de serem muito práticos, os enlatados tem altos índices de conservantes, corantes, ingredientes químicos nocivos à saúde e MUITO sódio. Sopinhas prontas, comida congelada, salsichas, feijão enlatado são alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados. 
  11.  Integrais, SEMPRE! O ideal é substituir os alimentos pelos integrais: pães, massas e etc. Eles são ricos em fibras e colaboram para o bom funcionamento do nosso intestino!


Tão simples e prático que beira o óbvio, né?  Já dá pra iniciar por aí! 

Sei que a alimentação é uma opção muito pessoal e vai de cada um. Meu intuito não é te convencer que meu método é melhor e sim compartilhar informações úteis e uma atitude positiva que tem trazido bons resultados pra nossa família! Quem convive comigo sempre ouve alguma coisa sobre isso, porque se me der espaço eu falo MESMO. :) Sou da opinião: quem ama, cuida...então... meus amigos / familiares não me escapam!!! :)

Seja uma pessoa equilibrada e viva melhor!

Boa semana pra nós e até breve!






Comentários

  1. Parece até que já foi filha da Lucia Brunoro ...
    ahaahaha
    Olha esse vídeo que legal!
    Gostei da ideia de deixar nas forminhas de gelo, as verduras são as que mais dão trabalho! Daí é só complementar na hora de bater!

    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/06/nutricionista-karin-honorato-apresenta-beneficios-do-suco-verde.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha... não não.. a época que convivi com a Lúcia eu nem ligava pro que comia! Mas acho que a Edinha e a Lidia aprenderam bastante!!!!

      Eu vejo muita gente no ig que faz a forminha de gelo. Eu particularmente nunca experimentei porque deixo os ingredientes semi-prontos. Levo 7 min pra fazer o suco!! :P

      Beijos!!!!

      Excluir
  2. Eu to nessa vibe saúde tb! Tenho seguindo direitinho desde fevereiro. Sigo, inclusive, todos esses itens que vc citou. Mas como viajei e fui a 3 festas seguidas, acabei escorregando um pouco. Mas não muito. Na minha viagem eu comi tudo direitinho durante a semana e deixei para comer as besteirinhas no aniversário do meu afilhado. Mas de vez em quando eu me permito algo bem gostoso, sem exageros!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wohooooo!! Que legal!!! Eu também estou desde o início do ano e mais recentemente consegui melhores resultados depois de passar na nutricionista. Poxa, parabéns pela determinação, viu? Festa de criança é uma PERDIÇÃO!!! AMO doces *.*

      :***

      Excluir
  3. Queeee máximo!! AMei essas dicas... um dia eu ainda consigo primeiro comer kkkkkkkkkk e depois me organizar na alimentação... uma coisa é certa, já tenho 4 anos sem refrigerantes, e pretendo nunca voltar! inclusive o noivo já entrou nesse clima para me acompanhar! lol :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!