Nutricionista: A primeira vez.


Adoro essa clínica!


Esta semana tive uma experiencia bem legal: uma consulta com uma nutricionista.

Sei que muita gente acha que isso é bobagem e que só quem está acima do peso precisa, mas não é bem assim...

Primeiro porque eu sou muito chatinha com a alimentação da minha casa e já falei disso 800 mil vezes aqui. Quero ter uma família saudável, que se alimenta corretamente, que extrai da sua alimentação todos os nutrientes necessários, que não se enquadra nos padrões atuais de obesidade e todas as doenças que vem junto com esta primeira. Segundo porque faço academia quase todos os dias, então eu preciso ter uma alimentação certinha para não perder mais massa magra.  E terceiro porque eu queria levar o JC para ouvir de algum profissional tudo que eu repito incansavelmente (mas nem sempre) todos os dias. hahahahaha...

Fizemos primeiro uma entrevista contando toda nossa rotina de vida e depois fizemos a avaliação física com peso, estatura e medidas. Falei pra ela que eu como sim MC Donald's (passo a batata frita e o refrigerante), chocolate e um podrão (X-alguma coisa) de vez em quando sem medo de ser feliz, porque acho que me cuido bem e posso me dar esse "luxo". Ela disse que isso é aceitável, pois se eu estou com uma alimentação regrada, não vai ser um x-burguer que vai me tornar obesa ou desencadear doenças cardíacas. Claro, que isto é com MODERAÇÃO e muita consciência do que se está ingerindo. Ela comentou que triste mesmo são as crianças de 8 anos de idade que são pacientes dela e que chegam no consultório com problemas cardíacos, colesterol alto, diabetes, ansiedade, entre outros tantos problemas advindos de uma alimentação nota ZERO. Crianças que precisam comer no MC Donald's pelo menos duas vezes por semana. OI?

Fiquei muito satisfeita quando ela me disse que minha noção de alimentação está muito boa e que meu suco verde tem excelentes ingredientes (YES!!!). Disse que iria lançar os resultados no sistema e nos enviaria os resultados por e-mail junto com um cardápio elaborado para a necessidade de cada um (eu por exemplo, faço uma refeição a mais que o JC ... pois malho às 6:20 da manhã e tenho que comer antes e depois).

Pular da cama às 5:50 no escuro, frio e chuva não é fácil.....mas eu gosto de malhar cedo... então, não tem jeito!


Hoje recebi ambos e fiquei feliz porque muita coisa do cardápio já está na nossa rotina, como a farinha de linhaça dourada, polenguinho light, peito de peru light, pão integral, entre outras cositas más. O legal também é que ela me prescreveu BCAA*, que eu já estava namorando há um tempinho mas queria tomar com orientação. Meus resultados até que estão bem bonitinhos obrigada, ao contrário do JC que vai ter que entrar na linha e pedalar mais vezes (oba!!!). :-) Além disso, continuamos com o ômega 3 e a vitamina C nossa de cada dia.

Agora é partir para o supermercado/casa de produtos naturebas (passei a amar!) e voltar lá daqui a 40 dias para fazermos uma nova avaliação! Não basta mudar né, tem que ver os resultados positivos disso tudo.

Creio que vai ser muito bom principalmente para o sr. meu marido que vive numa correria louca e que se eu não for chata, insistente e minuciosa (sou tudo isso gente...bem chata mesmo, quando eu cismo com alguma coisa, já era!), a porcariada rola solta, afinal, é mais fácil e prático sim, porém pode sair bem caro lá na frente.

Bom, pra quem se interessa por cuidar bem da saúde da sua família (ou de si mesma), eu recomendo muito. Mesmo que vocês estejam todos dentro do peso, vale a pena trocar informações e ter alguém para tirar dúvidas (eu mesma já estou respondendo o e-mail dela com várias, espero sermos BFF!). Acreditem, hoje em dia as coisas estão muito fáceis e práticas, mas nem sempre isso é bom. Investir um tempo e energias para algo não tão prático (como preparar o suco verde todos os dias, trazer marmitinha de lanches pro trabalho...) pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e daqueles que estão sob os seus cuidados. Eu sempre, sempre, penso que hoje somos só eu e o Jó (que já me dá trabalho!), mas que amanhã ou depois eu vou ter que ensinar uma terceira, quarta, quinta e sexta pessoa (calma amor, é brincadeira!) à se alimentar corretamente (entre tantas outras coisas) como eu fui ensinada.

Se você não tem como pagar uma consulta avulsa porque não tem plano de saúde ou o seu plano não cobre esta especialidade, não se limite. A internet está cheia de informações úteis e de qualidade para dar uma luz no fim deste túnel escuro e de gordices!!! Pesquise!!! Eu pesquiso bastante sobre o assunto e só agora estou procurando um profissional para aliar às pequisas e me ajudar. Antes as figurinhas eram trocadas só com mammys, que também é pesquisadora de coisas saudáveis (ela que me ensinou, gente!!!).Com as informações que eu busquei na internet e as pequenas mudanças que implantei lá em casa, desde janeiro (período pós-férias gordas), já perdemos juntos quase 10kgs (eu já parei!!!).

Não é fácil manter uma rotina saudável com o ritmo de vida que levamos (ainda mais se você acumula várias funções, o que é o meu caso), mas é possível e vale a pena.

E vocês? Estão cuidando bem da sua alimentação e da sua família?

Espero poder voltar a falar do assunto novamente daqui 40 dias... :)

Besitos de óleo de coco, que é mais saudável... :P

*BCAA: "Aminoácidos de cadeia ramificada, utilizado para esportistas à fim de evitar a perda de massa muscular durante e após os treinos. Uso imprescindível para objetivos de definição e hipertrofia muscular. Auxilia na recuperação pós-treino e na formação de novas proteínas." Dra. Luana Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!