Estabelecendo Metas!



Vou comentando as metas ao longo do ano, ok?! Por enquanto ficam entre Diós y yo! :)



"Disciplina é a ponte entre metas e realizações." Jim Rohn

Com a chegada do ano novo, sempre tem aquela história de "resoluções para o novo ano", né?! Muitas pessoas são adeptas, outras acham que é papo furado. Eu gosto. Acho que é super válida a tentativa de se melhorar em determinados aspectos e traçar objetivos para serem alcançados ao longo do ano. Eu gosto de planilhas, de planejamento e de planos. Sou assim e se me perguntarem, acho que quem nunca tentou deveria ao menos experimentar. Não dói, não faz mal, não tem contraindicação e é grátis. E o melhor? Você só tem a ganhar com isso! Lógico que vai requerer determinação e muita força de vontade!

Contudo, temos um sério problema. Quantas vezes traçamos metas e as abandonamos no meio do caminho? Isso é muito mais comum do que se imagina, mas há solução!

Sempre ao traçar uma meta, devemos enquadrá-la na premissa SMART (inteligente, em inglês). Cada letra representa um requisito. Vejam só:

SeSpecífica - Metas muito abrangentes costumam se perder ao longo do caminho, trace metas específicas, pois será mais simples para determinar o que deve ser feito para cumpri-las. 
Mensurável - Você não pode gerenciar aquilo que você não pode medir. Ou seja, se você terá que gastar, saiba quanto tempo, quanto dinheiro...Se você se perde nestas informações, suas metas correm grandes riscos de se perderem ao longo do tempo também! 
Atingível - Não estabeleça metas impossiveís e surreais. Muitas vezes queremos começar com o gran finale sem antes passar pelos pequenos passos. Comece com pequenas vitórias, trace metas possíveis. Você corre menos riscos de frustração e abandono no meio do caminho.  
Relevante - Procure determinar metas que sejam relevantes pra você, sua família, empresa. Fazer só por fazer é desmotivador. Se a sua meta for motivadora, tiver um fim específico você tem mais chances de completa-la! 
Temporal - Prazos, prazos, prazos! Sua meta tem que ter um prazo definido para estar finalizada. Assim, você também terá como mensurar o seu progresso. Se a sua meta for ao logo do ano, estabeleça períodos de checagem e avaliação de progresso.


Se vocês enquadrarem suas metas nesses parâmetros e tiverem uma atitude de determinação, sua resolução de ano novo será bem sucedida!!!

No primeiro dia útil do ano, sentei e fiz uma lista das minhas metas para 2013. Dividi em três categorias, pra ficar mais fácil: Espiritual, Pessoal (essa deu uma página inteira!) e Casa. Abri o Publisher e as deixei bem lindinhas pra ter uma motivação extra! Agora é focar e correr atrás!

Vale lembrar que a bíblia nos diz que nós fazemos os planos mas a resposta vem do Senhor (Pv. 16:1) e que não devemos andar ansiosos por coisa alguma pois basta cada dia o seu mal (Mt. 6:34). Por esta razão sempre coloco estas coisas todas diante do Senhor para que acima da minha vontade ou metas, as Dele sejam cumpridas, pois elas certamente são melhores e maiores do que as minhas. É a melhor maneira de evitar as frustrações ;)
Foi assim que me casei como eu queria, me formei, viajei, etc etc...estabelecendo metas, orando, descansando no Senhor e correndo atrás da parte que me cabia! Não acredito em vitórias sem suor, colegas! O que vem fácil, vai fácil! Eu curto desafios, lutas e superação.

Ao logo do ano vou comentando com vocês algumas das minhas e como elas estão progredindo!

Já falei um pouco sobre o meu plano principal aqui no post de retrospectiva e se você quiser uma meta para iniciar, comece se desafiando a conhecer a Jesus. Conhecê-lo não por letra morta, nem por intermediários, nem pelo que dizem ou te impõem, mas conhecê-lo verdadeiramente e o buscando de fato! Tá lançado o desafio! :)


E aí?! Vamos começar o ano traçando metas e vencendo a nós mesmos?! Me contem sobre as metas de vocês!!!

Beijos e até logo!





Comentários

  1. Adorei esse SMART Ka!
    Ja tinha visto uma vez, mas nao lembrava.

    Bom, como vc mesma falou, mta gente traca metas e nao consegue realizar quando o ano se acaba.
    Eu sou uma delas! mas acho que realmente, nao me dediquei como deveria.. e eh ISSO que eu quero mudar esse ano.

    Como vc mesma disse, temos que esperar no Senhor.
    Pois tudo so acontece no tempo DELE!
    Essa paciencia e confianca em Deus, eu tenho! o problema eh o correr atras mesmo; preciso dar um chute no comodismo e IR atras, pra dps sim, esperar pelos resultados.

    Vc disse e eu percebi pelo blog o quanto vc faz planos! eu tb sou um pouco assim, mas eu sou mto perfeccionista sabe? deve ser de signo nao sei.
    E acho que isso as vezes me atrapalha, pois se nao sai certinho, exatamente, se algo nao sai como eu queria (msm tendo que ser assim) acho que eu me "frustro" um pouco.. sei la!
    Nao quero pensar isso tb.

    Quero planejar mais, ir atras mais e esperar pra colher :)

    Se Deus quiser, esse ano SERA melhor de fato! nao vou esperar que seja, SERA! ;]

    Vou acompanhando as suas por aqui e espero poder falar das minhas tb ao longo do ano :~

    Beijos de novo \o/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia, mas quanto suspense!!! Assim voce deixa uma sister friend curiosa!
    Acabei de publicar a minha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!