Reduzindo o stress matinal...


Não tem jeito. Se você e/ou sua família trabalham fora e têm horários a cumprir, você conhece a importância da sua rotina matinal (e a da noite anterior também) e concorda que é crucial que ela seja organizada para que o seu dia já comece com pontualidade e sem muitos transtornos. Quando se tem filhos então, imagino que esta responsabilidade se multiplica! 

Aqui em casa não é nada diferente e eu levei um bom tempo batendo cabeça até consegui me organizar. Foram alguns dias correndo pra passar camisa social mais a minha roupa, correndo pra comer alguma coisa rápida por conta do horário, e vários dias deixando bagunça pra trás por falta de tempo, e a frase que mais ouvia era: “Preciso chegar mais cedo no escritório.” Aí eu resolvi fazer algo que fazia quando era adolescente (por influência da minha irmã) e que dava muito certo!

Fiz uma rotina linda com horários e responsabilidades, imprimi e colei na geladeira! Aliás, fiz duas.
A primeira, pra nossa rotina da manhã. Nesta, coloquei horário e tudo certinho pra que possamos sair pontualmente e as coisas ficarem organizadas em casa. A segunda é mais um checklist do que uma “rotina” em si. Coloquei tudo que precisamos fazer antes de dormir pra que a casa fique organizada e a nossa manhã seguinte seja o menos caótica possível.

Se adiantou? Sim, muito!! Mas é uma questão de compromisso e que leva tempo (ainda escorregamos uma vez ou outra). Tem que se esforçar a fazer até que vire um hábito. E se você tem dificuldades para criar um novo hábito, li essa matéria no site Sua Mente que achei bem interessante e caso tenha interesse, compartilho com vocês:

Sete passos para desenvolver um novo hábito
Primeiro- tomar uma decisão: você precisa estar claramente decidido que você vai começar a agir de uma determinada maneira, durante 100% do tempo, sempre que for necessário ter esse comportamento. Por exemplo, se você pretende começar a acordar mais cedo e se exercitar pela manhã, terá que fazer isso, determinar um horário e quando o alarme tocar, você terá que se levantar, colocar sua roupa de ginástica e começar sua atividade física.
Segundo- não arrume desculpas: você precisa ser muito firme para criar um hábito. Ou seja, se você resolveu praticar uma atividade física pela manhã não fique arrumando desculpas na primeira oportunidade que surgir. Por exemplo, o dia não está com aquele sol lindo então vou praticar exercício… Nada disso!
Terceiro- conte às pessoas: se você pretende criar um novo hábito, conte aos outros. É muito impressionante como o fato de contar às pessoas torna esse compromisso ainda mais forte com a gente mesmo. Outra questão que também fará diferença para você é que muitas pessoas irão te considerar ainda mais determinado e disciplinado (muitas pessoas fazem isso só para poderem receber o elogio dos outros e servirem de exemplo para amigos e familiares, por que você não se torna um também?)
Quarto- visualize-se: você deve se imaginar e enxergar vivenciando naquela determinada situação. Pode acreditar o seu comportamento mental irá refletir em sua atitude prática. Quanto mais vezes você for capaz de visualizar e se imaginar como se você já tivesse o hábito de novo, mais rápido esse novo comportamento será aceito por sua mente subconsciente e se tornará automático.
Quinto- criar uma afirmação que você repita mais e mais a si mesmo sobre se novo hábito. Essa repetição irá ajudar sua mente e corpo a aceitarem e agirem de acordo com ele o novo hábito ainda mais. Todos os dias, antes de dormir, mentalize o horário que terá que acordar no dia seguinte e isso o ajudará a acordar junto com o despertador.
Sexto- tenha persistência- se você perdeu o horário ou desanimou um pouquinho, não tem problema, RECOMECE e retome a rotina de antes. Programe o rádio relógio, acorde cedo e faça a ginástica que tanto quer. Além de fazer bem ao corpo, você se sentirá feliz em superar seu desafio!
Sétimo e mais importante- se recompense de alguma forma. Cada vez que você criam um novo hábito para você e ele finalmente fizer parte de sua vida SE RECOMPENSE! Compre algo que você queria, faça um passeio, enfim, algo que goste…você merce! Isso fará bem para sua mente, coração e ego. É muito associar em um nível inconsciente o prazer da recompensa com o comportamento. Reconheça o novo hábito e aproveite em seu benefício! (fonte)


Aqui está o modelinho que eu fiz aqui pra casa (está em inglês porque faz parte de um ooooutro acordo com o marido!):



SIM! Minhas habilidades para cortar em linha reta são inferiores as de uma criança de 3 anos. Sempre culpei o fato de ser canhota, who knows! :)

Gostaram?

E vocês? Como fazem para organizar a rotina de vocês? Algum truque pra compartilhar?

Beijos e até logo!

Comentários

  1. Respostas
    1. I've been trying really hard for 20 years to be at least somewhat a good example! lol

      I love you!!!! :) :)

      Excluir
  2. :) lindoooo.. Um dia chego nesse nível... Um diaa :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega sim amiga...Espera ter um marido pra cuidar, trabalho, casa e tantas coisa. É tipo, obrigatório! rs...
      Beijos na noivinha!!! :)

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!