Spring Cleaning V: Cozinha!


Limpar a cozinha nunca é demais. Junto com o banheiro, é um cômodo que sempre requer uma atenção especial, principalmente por questões de saúde. Procuro sempre dar uma limpeza “pesada” neste cômodo semanalmente, mas como disse, nunca é demais.

Já sabia de antemão que iria gastar um bom tempo nessa limpeza, então aqui vai a lista de coisas que foram feitas e que você pode fazer aí na sua cozinha também. :)



Limpeza do Microondas: esse eu lavo semanalmente pois eu tenho pavor a microondas sujo/mal cheiroso. Retiro e lavo o prato e limpo com esponja e um pouco de sabão neutro por dentro e por fora. Retiro o excesso e pano um pano com veja. Caso seu microondas esteja com algum cheiro desagradável ou ainda com acúmulo de gordura coloque para ferver dentro do microondas um pouco de água com vinagre. Depois, basta limpar conforme mencionei acima. Vale lembrar que microondas não é armário / depósito de alimentos. Isso contribui para o acumulo de odores e até mesmo bactérias!

Limpeza da geladeira: Quer coisa PIOR do que abrir a geladeira e estar aquela bagunça, resto de comida e mal cheiro? Não dá né! Na correria do dia a dia, muitas vezes até nos esquecemos de dar uma atenção pra esse cantinho então vale a pena parar nem que seja quinzenalmente para uma limpeza mais “detalhada”. Retiro tudo que está na geladeira, lavo com água e sabão as prateleiras e compartimentos removíveis, passo um pano com sabão por dentro da geladeira, removo o excesso e seco. Aproveito para retirar alimentos que estão fora de cogitação para o consumo, itens que estão vencidos, etc. Reorganizo, limpo por fora e sorrio diante de uma geladeira linda e limpa!

Limpeza dos armários: É hora de retirar tudo dos armários e deixá-los novamente brancos, xô camada de gordura! Uma dica pra retirar gordura dos armários é o Vidrex. Sim, isso mesmo! Ele contém amônia e por isso derrete a gordura facilmente. Digo que é melhor que um sabãozinho! (Ensinamentos da mamãe...)
Organização da dispensa: minha dispensa consiste em um armário pequeno de duas portas, portanto, pra bagunçar não requer muitos esforços. Hora de colocar tudo pra fora e reorganizar. Lembrando sempre que é uma ÓTIMA oportunidade para jogar fora os alimentos que não estão mais no prazo de validade/condições de consumo.

Limpeza fogão/forno: Isto é algo que deveríamos limpar diariamente, ou após cada uso, então vale investir em uma limpeza mais profunda. Aproveite para dar aquela geral no seu forno!

Limpeza Coifa: Se você possui uma belezinha destas em casa, aproveite para limpar o filtro, o exterior engordurado e suas peças!

Limpeza dos azulejos:  Se a sua cozinha não tiver azulejos, provavelmente uma vez por ano você terá que pintá-la. Por mais que você limpe regularmente a gordura vai impregnando na tinta e chega uma hora que não dá mais pra saber o que é pintura e o que é gordura! Mas..se você tiver azulejos na cozinha, mãos à obra colega! Veja, vidrex, água e sabão...o que não falta são opções. :)

Lavar o chão: esse é delicado pra quem mora em apartamento. No nosso primeiro apê a minha cozinha não tinha ralo! COMOFAZ?! Se a sua cozinha sofrer deste mal, meu conselho é esfregar com um pouquinho de água e sabão e ir retirando o excesso com um pano e balde mesmo. Agora se você tiver a felicidade de contar com um ralo na sua cozinha...se joga na água com sabão e cloro colega! Aproveita pra trabalhar tríceps, bíceps e abdômen! rs...

No final das contas você terá uma cozinha linda, limpa e sem bactérias.

À propósito, não tem fotos  de antes e depois porque sinceramente eu faço essa limpeza na cozinha frequentemente.

Amigues, estamos quase terminando! Amanhã se Deus quiser sairá o último post dessa vida de Amélie! Depois teremos novis sobre Natal, lugares, e até mudança :)

Beijos nos coraçõezinhos!




PhotobucketPhotobucket

Comentários

  1. Cansei só de ler, coitada de tu! E sua mãe é fã de Vidrex, que nem o pai da menina do Casamento Grego? Não sabia! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  2. É sim Ju!!! E ela era fã de Windex também!!! hahahahahaha

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!