Spring Cleaning, vamos começar!


Boa tarde pessoas todas!

Como foram de final de semana? Por aqui muito tranquilo, tivemos uma semana muito corrida e agitada e estávamos precisando de um final de semana bem relax! Setembro e suas inúmeras comemorações se foram  e nada melhor do que a primavera para colocar a casa em ordem para a chegada do verão, final de ano, festas, férias, familiares e toda aquela loucura que a gente adora (eu adoro!). Comentei estes dias atrás no Facebook que o Spring Cleaning estava a todo vapor na casa Beduschi e que falaria mais sobre este assunto em breve por aqui. Pois bem, vamos lá!




Nada mais é do que aquele faxinão top! É bem conhecido e praticado nos EUA, já que o inverno é aquela época aonde (em boa parte do país) você praticamente hiberna e abrir a janela de casa é algo do tipo, fora de cogitação. Aqui em Joinville não é pra tanto, mas o inverno costuma ter aquele clima melequento, chuvoso, que a roupa nunca seca e fica fedorenta, quando até o seu cachorro mofa de tanta umidade e que abrir a janela para ventilar fica restrito à alguns dias e horas determinadas. Assim, a chegada da primavera é uma esperança de um climinha um pouco melhor e roupas, paredes e tudo mais sem TANTO mofo. É hora de abrir as janelas, limpá-las e deixar os raios solares adentrarem! Wohoooo!



Para falar sobre esse tema pesquisei com a top master mór suprema conhecedora destes assuntos Martha   Stewart. Sendo assim vou colocar aqui algumas dicas que encontrei no site da nossa nobre colega e algumas por experiência própria.

Para se fazer este faxinão top (gostei desse nome, gente!), é preciso em certo planejamento (como tudo na vida?!). Primeiramente eu sentei e listei por cômodos o que era preciso ser feito.  Para não ficar um post do estilo rascunho de enciclopédia, vou dividir esse tema em alguns posts, cada um com as suas dicas específicas. É muito difícil que alguém consiga fazer uma limpeza tão minuciosa destas em um dia, sendo assim, teremos uma semana de posts sobre Spring Cleaning! É isso aí, uma semana intensa só de Amélices! Vamos começar?!



Comecei pelo meu quarto. Achei que é o lugar ideal, pois nada melhor do que dormir em um quarto limpinho, com as roupitchas todas cheirosinhas, guarda roupas arrumado e tudo mais. Segue aqui a lista de ações que foram realizadas no meu quarto e que você também pode fazer no seu, no(s) da(s) criança(s), nos das visitas...

Limpar Guarda Roupas por completo: eu literalmente tirei tudo do meu guarda roupas e joguei em cima da cama, aspirei cada compartimento, limpei e reorganizei. Este é o momento ideal para você separar aquelas roupas e calçados que já não usa mais e repassá-las para alguém que possa estar precisando. É ótimo porque você ajuda alguém, cria mais espaço e ainda pode reorganizar de uma maneira mais prática. Aproveitei também para tirar as coisas que eu guardo em cima do bonitinho, aspirar, tirar o pó das coisas e reorganizá-las.

Começando! Um pouco de bagunça para vocês. 
Guardar Roupas de Inverno / Repor roupas de verão: Já que o frio mais intenso se passou, é hora de criar espaço no guarda roupas para as roupas de verão e aposentar as roupas de inverno! Limpei os casacos, botas e os armazenei naqueles sacos plásticos que você puxa o ar com o aspirador de pó, sabe? Depois armazeno tudo embaixo da cama para no próximo ano voltarem para o armário. Conclusão? Muito mais espaço e organização! As roupas de verão (que dificilmente são usadas no inverno, tipo vestidinhos) saem dos sacos e voltam para o armário. Separei ainda as roupas que precisam de ajustes (bainha, botão, cortar, costurar) e vou levá-las para o conserto em breve. Quem tem espaços limitados (like me!) é a melhor solução!


Mais espaço no guarda roupas! Oba!
Lavar Edredon e Guardá-lo: Esta ação eu ainda não conclui, mas está aqui pendente na lista por fazer. Quando acaba o friozão, levo meu edredon mais grosso para a lavanderia (minha máquina não comporta a lavagem e o meu varal a segunda parte!) e depois o embalo e guardo embaixo do meu sofá (ele tem tipo um compartimento que dá para armazenar coisas!). Aproveite para lavar a roupa pesada de cama e guardá-la longe de vista!

Virar o colchão: esse é uma excelente hora para se virar o colchão (é aconselhado que ele seja virado a casa 6 meses). Isto ajuda a conservar as molas e a não deixar aquele formato do seu corpo no pobrezinho. O colchão agradece e a qualidade do seu sono também!

Lavar capas de almofadas, bichos de pelúcia e travesseiros: Tá. Eu li no site da Martha Stewart que qualquer travesseiro poderia ser lavado e fui muito contente enfiando os travesseiros de pena na máquina. Conclusão: tive que jogar os dois fora (meu marido ficou tããããooooo feliz.....)! Muito lerdinha, não me atentei para o fato de que nos EUA todo mundo tem acesso à super máquinas de secar. A minha enxutinha coitada, nem com 20 ciclos conseguiria dar conta do recado. Portanto, ouçam/leiam a voz da experiência (negativa!) se o seu travesseiro é de pena, você tem que abri-lo, lavar as penas e secá-las e lavar a capa separadamente e depois enchê-lo novamente e costurar/fechar. Já os bichinhos de pelúcia, capas de travesseiros de enfeite/almofadas (estas eu confesso que lavo regularmente) podem ir para a máquina sim. Se você (ou alguém na casa) sofre de rinite ou qualquer alergia, inclua essa tarefa na sua rotina mensal. Nosso nariz agradece!

Limpar o filtro do A/C: Foi só dar uns diazinhos quentes que meu marido (crente que é do hemisfério polar), foi logo ligando aquele treco. Não entendo os homens e o calor excessivo! Tudo bem que morar em Joinville no verão e não ter um A/C é algo quase impossível...mas poxa, em Setembro? O jeito foi já ir logo limpando o filtro do A/C e todas aquelas peças que são removíveis e laváveis. NINGUÉM merece A/C que sopra pó a noite toda. É mesmo uma questão de saúde!

Limpar paredes e tomadas: Se você tem crianças em casa, provavelmente faz isso com mais frequencia, mas  aproveite o faxinão para passar um pano úmido nas paredes para retirar o pó, limpar marcas de pé, mãos, comida e sabe-se lá mais o que! Aqui em casa eu passei um pano úmido com um pouco de Veja (aquele verde comum mesmo) em todas as paredes e caso houvesse algum ponto com alguma marca, uma esponjinha com veja já resolve. Se a sua tinta é fosca, tome cuidado para não manchar a parede esfregando a bucha hein! Passei a bucha também com veja nas tomadas! Tudo limpo e perfumado. :)

Lavar Janelas: Eu confesso. Eu ODEIO limpar janela. Quer trabalhinho mais CHATO? Fora que mancha com muita facilidade! Para não correr o risco eu tiro primeiro o pó, depois passo a bucha molha com um pingo de detergente (tira a sujeira e a gordura), tiro o sabão com um pano molhado e passo o vidrex, finalizando com um pano macio só para dar brilho. É chato, eu odeio, mas fica lindo. Aproveitei para lavar as esquadrias e tudo que vem incluso no pacote da janela! Só pra constar, no outro dia já choveu (e nos últimos dias então!), mas vamos fingir que ela ainda está lá brilhando.

Tirei essa foto com a janela FECHADA só pra me gabar de quanto ela ficou limpa!

Lavar Portas: Eu simplesmente passei uma bucha molhada com um pouco de sabão de côco (neutro e não corre o risco de manchar), retirei o excesso e depois passei lustra móveis. Tá linnnnnnnda!

Limpar lustre: Finalizei retirando a peça do lustre para lavar e retirar aqueles mosquitinhos lindos que adoram morar lá dentro. Agora meu quarto está muito mais iluminado (pouco exagerada!).

Limpar quadros, porta retratos e demais objetos de decoração!

Algumas coisas que pode ter no seu quarto e que também entram no faxinão: abajur, tapetes (se não der para lavar, procure um produto que possa usar para limpá-lo, como por exemplo o Karpex), cômodas, baús e criados (entram no mesma esquema do guarda roupas!).

A ideia é mesmo "desmontar", limpar e reorganizar os quartos! Me esqueci de alguma coisa?

Quero dizer que levei um dia e meio pra fazer tudo isso (tá, sou meio lerda e tinha outras atividades em paralelo)!  A dica da tia Martha é ver se outros membros da família podem ajudar, distribua tarefas, liste o que deve ser feito em um papel, excel ou o que seja (faz toda diferença amiguinhas) e mãos à obra. É trabalhoso, é a faxina que ninguém vê (sábias palavras da minha amigue Tita) mas tem coisa melhor que dormir e viver em um ambiente limpo?

Quero saber o que acharam da ideia do assunto abordado e agradecer as dicas das plantinhas do último post! A Vivi tá sem florzinhas no momento, mas cheia de novas folhas (minha mãe disse que é um bom sinal! rs).


Beijos no corações e até o próximo episódio!


PhotobucketPhotobucket

Comentários

  1. Adorei! Você é bem mais thorough que eu! Agora lavar penas e capa separada e costurar ninguem merece...E eu sei que nunca lavei meu travesseiro de pena (ugh, nojo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju!! Eu nem quis comentar a cor da água que saiu do travesseiro...Tinha ficado TÃO feliz que ela ia ficar super clean....que trauma! hahahahahaha

      Excluir
  2. Você esqueceu um ponto no canto da janela.

    ResponderExcluir
  3. Ufa...só de ler estou cansada!!!!

    Ps:Mano é o melhor comentarista q eu conheço!!!!!Hahahahahahahahahaha...

    ResponderExcluir
  4. Que menina mais prendada heim xD
    Vem passar uns dias aqui em casa ;D ehuehue!
    Eu concordo com sua mae, cansei so de ler! mas confesso que sou assim tb *"*
    Quando pego pra fazer faxinao, vai bem mais de dois dias... porem, eu nao limpo as janelas -__- (so as blinds); e aqui, com todas as facilidades, eu acho que tem coisas piores: o carpete! no meu apt. inteiro -__- (fora cozinha, banheiro e hall de entrada); o A/C que tem que trocar o filtro SEMPRE (pq eu tenho cachorro e alergias); a banheira que suja sempre.. affe! haja "forca"! e tenho problema em abrir as janelas tb, pq eu acho que la fora tem um cheiro de "ovo"! ahaha e eu odeio esse cheiro -__-
    Ele so some pra mim, qdo ta no inverno! e o outono acabou de chegar.. :~

    Mas eu amei todas as dicas! essa das roupas, eu sigo sempre ;)
    A de lavar travesseiros, eu tenho uma capa especial revestida de plastico por dentro que poe no travesseiro e dps vem a fronha; ajuda muuuuito!
    Ja os edredons... minha maquina tb nao cabe :~ entao fico usando mais colchas com cobertores finos, que da pra lavar sempre :D

    Enfim, eu gosto desse assunto.. dava uma tarde inteira de trocar conversas ;]
    Um dia a gente se ve ;D

    Beijos Ka! (meus comments sao textos! sempre!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carpete aí é tenso mesmo! Mas eu amo aqueles pózinhos que deixam o carpete cheiroso. Aqui não tem! :( Também não tem aquele óleo de laranja maravilhoso pra passar no box depois que limpa! :(
      Saudade dos produtos de limpeza (MEU DEUS QUE AMÉLIA!)
      Vou comprar travesseiros novos com capa agora!!!!!!! Sem dúvidas!!!!!!!

      Adoro comentário texto!!!!!!! :D

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!