1,2,3...limpando!


A minha grande luta na vida é: procrastinar menos e priorizar mais! Eu trabalho isso psicologicamente comigo mesma o tempo todo, me cobro, me penalizo e me recompenso também! Mas é uma luta...me distraio muito facilmente com pouco e quando vejo...to feito louca correndo atrás do prejuízo.

Uma coisa que eu sempre, sempre fiz era deixar para fazer minhas tarefas domésticas no laço! Quando eu sabia que faltava meia hora pra minha mãe chegar em casa eu saia correndo para lavar a louça, arrumar a cozinha e guardas as coisas, e ela sabia (shame), pois sempre chegava em casa e eu estava lá, no meio ou terminando... Quando eu resolvia fazer uma faxina (sempre tive instintos de amélie aguçados) pode saber que ia o dia inteiro, afinal sempre tinha uma coreografia completa para cada duas músicas que passavam no rádio. E isso não mudou. Mas eu tenho consciência dessa luta e trabalho em prol de melhorias sempre (rs)!

Quando a gente casa, a gente quer casa (já diria o ditado). Mas a gente quer casa bonita, organizada, cheirosa e tudo que se tem direito. E eu tenho verdadeiro pavor à casa suja. OBVIAMENTE, que aonde há pessoas morando é impossível estar tudo SEMPRE cem porcento limpo e organizado, mas dentro de um limite razoável é possível sim, mas dá trabalho e requer disciplina e foco. Mas aí eu lembro que eu sou péssima no quesito foco e então eu precisava encontrar uma solução para isto, e encontrei.

Minha musa mór inspiradora utiliza este método.Ela tem três filhos, um marido, uma casa, um blog LINDO e ainda tinha uma espécie de creche em casa e dá conta de tudo sem terceirizar os serviços (leia-se: funcionária em casa, diarista, babá).Pensei então que o método deve ser eficaz e resolvi tentar. Estou falando de uma rotina de limpeza. Com planilha no excel e tudo. É, isso mesmo.

Comecei com uma planilha semelhante a da Jen. Listei tudo que precisa ser feito e os períodos em que estas tarefas deveriam ser realizadas, exemplo:

Semanalmente: Lavar panos de limpeza, trocar roupa de cama, lavar lixeiras. 

Separei por: diariamente, semanalmente, quinzenalmente.... e assim por diante. Imprimi em folha A4, plastifiquei e pendurei na minha lavanderia. Foi um semi-sucesso!

O que deu errado é que eu ficava meio perdida (procrastinava é a palavra) e quando chegava no final da semana eu não tinha feito tudo que era do item "semanal", por exemplo. Então eu radicalizei. Sentei e fiz uma outra planilha com todas as tarefas que já havia elencado na primeira, só que desta vez eu fui mais específica. Separei o mês por semanas e fui encaixando os itens de acordo com a frequência na qual eles deveriam ser feitos. Assim eu sei exatamente o que fazer e quando fazer e é um sucesso! Wohoooo!


Eu realmente me sinto muito orgulhosa de mim mesma por estar indo bem neste quesito. Quando não consigo realizar uma das tarefas, quer por alguma emergência ou tempo mesmo, eu procuro já no outro dia colocar em dia e assim quando chega sexta-feira eu não tenho uma mega faxina à fazer nem tampouco tenho que sair desesperada quando descubro que vai chegar alguma visita, pois as coisas estão (quase sempre) bem encaminhadas! Procuro me organizar para fazer toda limpeza durante a parte da manhã, assim tenho a tarde livre para as demais responsabilidades.

Sei que o post está gigante, mas tenham paciência comigo!


A explicação toda sobre a minha luta com concentração e procrastinar é justamente para que o post não soe como simplesmente um método de organização. Tem gente que chega aqui em casa e olha na minha geladeira uma planilha de "Menu da Semana" e acha que eu sou ou uma louca ou uma mega fresca, mas o verdadeiro intuito de todas essas planilhas e loucuras é ser mais produtiva, mais organizada, mais ágil e mais focada em prioridades. Já falei isso antes e repito, qualquer pessoa que começa a ler esses blogs americanos de casa, organização e afins vai ter a mesma impressão: que estas mulheres são exageradas e doidas. Mas quer saber? Elas costumam dar conta do recado completo sem babá, sem empregada (talvez alguém que venha de 15 em 15 dias para dar uma geral), e tudo muito bem feito, obrigada! Infelizmente (ou felizmente) esse é o padrão que eu busco ter aqui em casa. Um dia, eu terei que ensinar outras pessoas a serem organizadas, direcionadas, focadas e ainda ser o exemplo delas. Por isto, eu tenho que começar ontem! A nossa cultura tem mesmo este péssimo hábito do "jeitinho brasileiro" e muitas vezes deixamos isto tomar conta de n áreas das nossas vidas e perdemos muito com isto! Mais organização, rotina e disciplina significa maior produtividade e mais tempo livre para desfrutar daquilo que realmente importa na vida!

Eu não sou de forma nenhuma contra a ajuda de terceiros, quer contratados ou não. Muito pelo contrário, acho isto algo muito pessoal. Um dia talvez eu venha ter alguém que faça a limpeza da minha casa e não me sentirei uma pecadora por isso, mas eu também vou ter que cobrar desta pessoa o que eu quero que seja feito, portanto.... olha a planilha sendo útil aí de novo!!! Sendo assim, SUPER RECOMENDO PESSOAS!

DOWNLOAD!

E para aqueles que não me acharam assim TÃO doida vou deixar aqui as duas planilhas para quem quiser utilizar. É só clicar e baixar!

A primeira versão, para quem não é tão lost assim!


E a segunda versão, para quem como eu, precisar ser radical! rs...



E o meu desabafo final é: queria ter nascido japa! Eles já nascem organizados, disciplinados, inteligentes e com foco em resultado e produtividade....#sofro!

É isto, guys! Espero MUIIIIIIIIIITOOOOOOO que este post seja útil para alguém como foi para minha pessoa!!!! E se alguém aí tentar, me conta o resultado ;)

Beijos!!!!!!!!!!!!


PhotobucketPhotobucket

Comentários

  1. Queria ter nascido Japa! Hahaha. Após morar nos EUA, fala sério, aprendi que Brasileira já é super limpa! KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria mesmo! Eles já nascem disciplinados!! Hahahaha

      Excluir
  2. I'm so proud of you! I wanna be just like you when I grow up!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm pretty sure you'll be way better!!! Love you!

      Excluir
  3. Muito legal a sua iniciativa, um post hiper legal!! Toda pessoa que ler deveria procurar fazer igual rsrsrs.. Estarei torcendo por vc e sabendo com certeza que vc vai conseguir, pois to vendo que vc e muito determinada. Quanto a minha pessoa irei tentar...rsrsr
    Que Deus nos ajude! Amem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!! Muito obrigada!! :) Fico bem feliz que tenha gostado e estou ansiosa para saber quais foram os resultados aí na sua casa!!! Por favor, não deixe de me comentar :)
      Amém!!! rs
      Bjs!!!

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!