Hóspedes: Recebendo com carinho!

Well, hello there!

Nos últimos dias de junho e início de julho, recebemos em nossa casa duas visitas muito especiais, que eu já mencionei por aqui, a minha amiga Lidia e a minha irmã. Também já falei inúmeras vezes de como eu me sinto privilegiada de poder receber as pessoas em casa. E é pensando nisto que surge este post, com algumas idéias legais para você dar boas-vindas aos seus hóspedes com muito carinho!




Não creio que há muitos mistérios em receber hóspedes. O mais importante não é oferecer luxo e todos os confortos do mundo, e sim alegria por receber alguém especial (pra mim todas as visitas são especiais!). O conforto é você quem faz. Por mais limitado que seja o seu espaço ou por mais simples que seja a sua condição financeira, nada supera o bom humor, a gentileza e o carinho. 

Logicamente que um pouco de preparação é necessária quando vem um hóspede. Mas são coisas práticas e simples, que ao longo do tempo e da "hospedaria" nós vamos aprendendo. Divido com vocês as principais ações que procuro tomar para receber alguém!

A primeira coisa que eu procuro preparar é o quarto aonde o hóspede irá dormir. Como uso um sofá cama, deixo toda roupa de cama bem dobrada em cima do mesmo (sempre dou uma borrifadinha extra da água de lençol que eu uso!). A roupa de banho (toalha de banho e rosto) também fica dobrada (costumo fazer um lacinho com fita de cetim) junto com a roupa de cama.
Procuro sempre me certificar que o quarto está bem limpo, a lixeira está vazia e os papéis e demais bagunças da mesa de escritório estão no seu devido lugar.

A segunda coisa que eu penso é: alimentação. O que eu vou servir para os meus hóspedes durante a estadia? Há alguma restrição alimentar que seja do meu conhecimento? A minha irmã por exemplo, descobriu recentemente que a taxa de colesterol dela está um pouco alterada e por isto, tem que ter cuidados diferenciados com a alimentação. Sabendo disto, procurei comprar coisas que ela poderia comer e preparei o cardápio da semana de acordo (rolou muito carboidrato nesta semana!). Uma outra amiga, me visitou logo quando casei, e por ela ser adventista não come carne suína, logo, nada suíno foi incluído no cardápio! Como de costume, eu deixo os finais de semana livre, já que na maioria das vezes rola um passeio e comida fora. Caso eu saiba de algo em especial que eu sei fazer (falou a Palmirinha) e que o  meu hóspede gosta, priorizo sem dúvidas este prato (foco nos pontos fortes culinários, gente!). Pra minha irmã por exemplo, rolou a sopa de capeletti que ela tanto ama!

Depois de pensar no básico, eu parto para programação! Eu acho que deve ser chato ir a um lugar aonde as pessoas já tem os seus dias 100% programados, mas não custa nada pensar de antemão em opções, né? Sempre rola aquele papo com o marido: o que vamos fazer? Aonde iremos? Esta parte nós costumamos planejar juntos e conforme a vibe da visita vamos sugerindo os lugares, passeios e programas.

Por último preparo minha caixinha de mimos e recados. Sempre compro uns mimos alimentícios para as visitas! Gosto de misturar o saudável com as guloseimas e sempre incluir água no pacote. É tenso quando bate uma fominha ou aquela sede e já estão todos dormindo e você não tem as caras/ou preguiça de ir até a cozinha. Em Março, recebemos um casal de amigos e a filha deles e como eu não disponibilizava de muito (que modesta!) espaço, deixei o apê para eles e dormi na minha sogra. Neste caso, não fiz a caixinha de mimos, já que o apê ficou todo para eles e eles estariam assim, mais à vontade. Os recados eu sempre faço por que gosto mesmo de fazê-los. Costumo deixar junto com as toalhas e é simplesmente um cartão dizendo como estamos felizes em recebê-los, que esperamos que se sintam em casa e como esperamos que eles retornem! Também deixo as instruções de como funciona o chuveiro e a água quente da torneira e informo aonde está o que no banheiro social (escova de dente, caso necessário, hidratante, cotonete, e afins de higiene pessoal).

Simples e sem grandes mistérios, né? Como mencionei, ao longo do tempo a gente vai aprendendo com cada hóspede. Sempre fico pensando no que eu poderia ter feito melhor e procuro corrigir quando vem a próxima visita. Mas acima de tudo, flexibilidade, bom humor e bom senso é o que deve direcionar todos em todos os momentos!

Deixo aqui a fotinho da caixinha de guloseimas que preparei pra recebermos a Lidia!

Doces e mais doces...


Tudo pronto! :)

E vocês? Alguma dica boa pra compartilhar? :)

Beijos!!!



Photobucket

Comentários

  1. Já falei que qdo eu for grande vou ser igaul vc!!!
    Vc é mto prendada msm!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu quero ser igual a vc! Como faz? Te amo!

      Excluir
  2. Ka que lindo!
    Muita delicadeza e dedicacao sua ao receber um hospede! fiquei com vergonha agora.. rs.
    Aqui em casa, vem so minha familia mesmo! e o que eu faco eh ceder minha cama pra eles e dormir no quarto da bagunca.. ahaha.
    E preparo uma mesa de cafe da manha legal, mas isso eh o basico neh!
    Amei essa ideia, parece de hotel msm ;) vou adaptar :D

    Beijos! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wohoo!! Que bom que gostou!!! E ceder a cama...sempre rola, né? rs...
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Posso atestar que você recebe muito bem =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay!! Glad you liked it! Come back soon for more love and S. José! :)

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!