Menu da Semana!




Menu do nosso casamento...feito 100% pela que vos escreve!


Olá doninhas (de casa), como estamos? Animadas para o feriado? Eu tô mais pro dia dos namorados..rs..

Primeiramente tenho que pedir desculpas à Joanna porque eu só fui ver o comentário dela ontem neste post aqui!!!! A Joanna escreveu:
Ahh eu adoooro essas coisas de deixar a mesa super arrumada e fazer o convidado se sentir o tal!é assim mesmo que tem q ser!Eu fico mais feliz fazendo do que sendo recebida! ahh eu tenho uma idéia de post...ouvi dizer por aiii, de uma tal de Ingred sabe,haha, que vc tem uma planilha no excel do seu menu semanal, mensal, algo assim!Da uma idéia pra gente de como organizer isso!seria super útil!!Um dia ainda vo aprender a ser organizada como vc!hehehe Bjao!



Então vamos lá! (wohoo! super empolgada!)



          MENU DA SEMANA E LISTA DE SUPERMERCADO!


Quando eu me casei, já tinha uma boa noção culinária de algumas coisas. Fome certamente não passaríamos nem tampouco teríamos um cardápio que fosse constituído somente de carboidratos! De todo modo, também não tinha lá essa variedade toda de pratos e eu DETESTO (mesmo) acordar e ter que ficar pensando "o que fazer hoje para o almoço". Foi aí que eu tive a brilhante idéia de montar no excel uma planilha e já de antemão escolher o que iríamos comer. Isso durou três meses (tempo que fiquei em casa, antes de começar a trabalhar) então não deu tempo de aprimorar muito a idéia. Quando voltei à trabalhar, nós almoçávamos fora e aqui em casa a primeira coisa que eu cortei da vida do meu digníssimo foi: jantar. Sendo assim, o meu menu ficou esquecido...

No início deste ano quando voltei a ser parcialmente do lar (trabalho alguns dias, meio período) o menu voltou a ser utilizado, já que agora eu voltei à minha função de Chef de família :)

Mas, enfim...Como eu faço?

Aqui em casa não fazemos compra mensal. Vocês sabiam que este hábito na vida dos brasileiros surgiu na década de 80, quando a inflação mudava quase que diariamente? As pessoas recebiam o dinheiro e já corriam para o supermercado para garantir o poder de compra do seu dinheiro, antes que este fosse desvalorizado pela mudança da inflação. Quando nos mudamos pros EUA, este foi um dos primeiros hábitos que mudamos, já que lá recebe-se semanalmente ou quinzenalmente. Nunca mais fizemos compras do mês. 

Hoje em dia, em qualquer entrevista com economistas eles sempre comentam que este é um dos grandes erros de economia doméstica. Então, esse é o primeiro passo: programe suas compras para períodos mais curtos. Eu vou ao mercado a cada semana ou semana e meia. A única super compra que eu fiz, foi logo quando casei... a famosa primeira compra do casal! E a minha nem foi tão grande assim, sou muito minimalista!! Já quando eu levo o meu marido junto... a conta SEMPRE encarece. Meu pai é assim, meu avô é assim, meu sogro nem se fala....homens!!!

Tendo em vista a quantidade de vezes que eu vou ao mercado, eu programo o menu aqui em casa para uma semana.  

Eu sento o bumbum na frente do computador, abro a agenda e vou para o segundo passo, quando escrevo os dias para os quais estarei me programando e começo a pensar em possibilidades. Aproveito este momento para pesquisar novas receitas e guarda-lás na minha pastinha. Procuro sempre fazer uma receita nova por semana. Nessa hora eu também procuro balancear um pouco as nossas refeições: incluir feijão, carne branca, excluir ao máximo frituras, reduzir carboidratos, incluir verduras...não é nada exagerado, até porque eu não sou nutricionista né... mas procuro seguir o exemplo e os cuidados da mamãe, que sempre prezou por uma alimentação mais balanceada. 
Sites que uso para referência: Tudo Gostoso, Panelinha, Cybercook e é claro, blogs!

O terceiro passo é montar a lista de compras. Sempre começo pelos produtos de limpeza, que lembro com mais facilidade e são poucos. Depois dou uma passadinha nos banheiros para ver o que está faltando de higiêne pessoal e por último vou pra cozinha, aonde abro a geladeira e armários e vejo o que está faltando para o dia-a-dia e o para o nosso almoço da semana. 

Depois é só ir às compras. Eu AMO ir ao supermercado. Sério! Sempre gostei...Ainda mais se é um supermercado bem lindo, organizado e cheio de variedades...

PONTOS POSITIVOS: 
- Você reduz absurdamente o desperdício! Se compra exatamente o que vai consumir, suas chances de jogar alimentos fora é menor, certo?
- Você não precisa acordar de manhã e ficar caçando o que tem na geladeira, o que pode ser feito... já disse que eu detesto isso, né? Economia de tempo!
- Você tem a oportunidade de criar um cardápio mais saudável e diversificado para sua família. 
- A pergunta: "O que tem pra comer hoje?" é facilmente respondida! 
- Indo mais vezes ao supermercado e comprando conforme a necessidade gera ainda economia de dinheiro! TODAS ADORA!!!!

PONTOS NEGATIVOS:
- Você vai ter que deixar de ser preguiçosa e pensar! ahahhahaha Calma, é brincadeira! Mas vai precisar sim gastar aí uma meia hora pra pesquisar uma receita nova (se você quiser, é claro), pra pensar em 7 pratos diferentes, enfim...vai devotar um tempo pra isso. E é uma tarefa meio chatinha de fazer, eu pelo menos acho. Mas como me poupa muitas outras coisas, eu prefiro fazê-la! A boa notícia é que a medida que você vai fazendo vai ficando mais fácil e a gama de opções aumenta também, né?

Algumas considerações: 

Nem sempre o jantar com amigos ou família é marcado com uma semana de antecedência. Se é, eu já incluo a refeição extra nos planos. Se não é, sem estress...penso em alguma coisa e dou uma viagem extra ao mercado, ou pedimos algo fora. O meu marido faz algumas pequenas ou médias viagens com uma certa frequência e quando eu sei que isso vai acontecer eu pulo o dia (ou dias) porque eu simplesmente odeio cozinhar só pra mim e odeio mais ainda comer sozinha. Aí eu apelo pro lanchinho mesmo. Que a minha mãe não leia essa última linha.... :)
Para os finais de semana, eu deixo aberta as opções. Se eu tenho certeza que vamos ficar por aqui, se temos compromisso marcado, eu já planejo. Se não, eu deixo em aberto e caso estejamos em casa eu invento algo rápido ou adianto uma receita. Dificilmente a gente almoça em casa nos fds.
Se você for montar um menu pra você, considere como funciona a rotina da sua casa. Se vocês almoçam e jantam, se almoçam algum dia fora, se recebem pessoas extras....
Algumas pessoas fazem menu para o café da manhã também, mas eu acho meio desnecessário no meu caso. Aliás, estou trabalhando nisso agora: melhorar nosso café da manhã! Quando já tiver resultados venho dividir com vocês.

Ah sim! Eu fiz um menu bem bonitinho no excel, imprimi em papel A3 e plastifiquei. Assim, toda semana eu posso atualizá-lo, já que eu escrevo com caneta para retroprojetor. :)

Sei que post ficou gigante, mas queria que ele ficasse bem explicadinho mesmo! Mas e aí? Mais alguém elabora cardápio? Como fazem? Dicas de site? Conte-me tudo.... rs

Joanna, obrigada pelo comentário e adorei a sugestão de post!! Tenho certeza que você é uma excelente dona de casa!!!


Photobucket



Photobucket

Comentários

  1. Ai que legal!Meu sonho é conseguir ser organizada assim!!Ainda chego lá!!hahha...tbm faço compras semanais...montar esse menu ajuda mesmo pq também odeeeio ficar pensando no que vou cozinhar e tb ficar perdida no supermercado pensando no que comprar pra semana...hahaha...apesar do trabalhinho que dá, acho que o benefício é maior!Agora estou mais animada a fazer isso, obrigada!Vou tomar vergonha na cara e fazer um menu decente pq meu iphone sofre qnd levo ele pra cozinha pra ficar vendo as receitas na hora...ah e tbm quero ver se quando eu passar as receitas pro excel pra arquivar eu ja coloco lá a quantidade pra comprar para aquela receita!enfim, chega de escrever!hahaha..amei o post!e nem precisava de desculpas neh!mas estão mais do que aceitas!bjos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo é uma grande novidade pra mim, Karol!
    E como a Joanna disse, você é muito organizada! Que lindo! rs

    Aqui em casa fazemos compras quinzenalmente, mas nem sempre foi assim, antes era por mês mesmo e era bem ruim, tudo é pior, aquela lista enooooorme, você acaba esquecendo as coisas.. periodos curtos são mesmo mais fáceis de planejar!

    Excelentes dicas você deu, parabens! ^^

    ResponderExcluir
  3. HHAHAHAHAHAAHAHH um al de Ingred! a fofoqueira! ahdiuashiusahdahd ... como são dedicadas essas meninas casadas! será que quando eu crescer vou ser que nem vocês!? sinceramente isso ai me dá medo, ser "dona" de uma casa! =O Medinhoo confesso! Kisses

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!