5 lições para facilitar uma vida!

Olá pessoas!

Como foi a semana de todos? Aqui em casa estamos na correria, pois este final de semana é a formatura do meu maridão e tantas comemorações merecem uma atenção especial.

Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês algumas lições aprendidas nos últimos tempos. Lições que cooperam para um dia a dia mais organizado, planejado e que economiza o tempo do final de semana, para que este possa ser melhor utilizado.
Sim, aqui em casa final de semana significa descanso, descontração, passeio, visitas, visitar e afins.

Como trabalhei praticamente 2011 todo, tive que aprender algumas maneiras de conseguir conciliar o trabalho, a organização da casa, os cuidados com o marido, os afazeres junto à Igreja, os momentos de lazer e milhões de outras coisas que surgem no caminho. Então aqui vão algumas dicas!

1. ACORDE CEDO
Na época de solteira, o momento mais maravilhoso era quando chegava o sábado e domingo e meu negócio era dormir até às 11:45. Eu e minha irmã praticamente competíamos quem dormia mais. Hoje em dia se eu passo das 10:00 (no final de semana) já fico mal humorada por pensar na quantidade de coisas que poderia ter feito enquanto dormia. Durante a semana, hoje em dia, dormir até mais tarde significa no máximo, domir até as 7:30 (quando durmo depois da uma da manhã, por exemplo). Descobri quão vantajoso é acordar mais cedo e como o dia RENDE! Mesmo que você tenha alguém que te ajude em casa, ou que não trabalhe na parte da manhã, acordar cedo foi a lição mais importante que aprendi para manter a organização da nossa vida e economizar o tempo do final de semana! Se acordo cedo durante a semana e mantenho tudo organizado e planejado, quando chega no final de semana não há stress quanto a limpeza da casa, ou coisas que foram deixadas de fazer por "falta de tempo".

2. PLANEJE
Esta é uma lição já aprendida há algum tempo. Seja em casa, no trabalho, ou qualquer projete, a primeira coisa que eu faço antes de iniciar é sentar e escrever passo a passo o que precisa ser feito. Assim me mantenho organizada e fica mais fácil concluir qualquer tarefa. Um exemplo legal, é como planejo o meu dia seguinte. Antes de dormir ou logo ao levantar, penso em todas as coisas à fazer durante aquele dia e as escrevo na agenda. Simples, mas muitas pessoas não dão o devido valor à este pequeno detalhe. Para mim faz maravilhas e me ajuda à não esquecer de nada, à me manter focada no que é prioridade e a programar o dia para que as tarefas essenciais não sejam prejudicadas (por exemplo, o almoço!).

3. PLANEJE SUA LIMPEZA
Esta é uma ferramenta que faz TODA diferença na nossa casa. Tenho tudo que deve ser feito em termos de limpeza em uma planilha (que logo logo ficará pendurada na geladeira!) separado por: diariamente, semanalmente, quinzenalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente. A grande vantagem é que a casa fica sempre limpa e organizada, você não precisa gastar um dia inteiro só limpando e a limpeza master que seria feita no sábado inteiro, pode ser diluida, ou seja: ECONOMIA DE TEMPO (eu amo isso!). Aquela limpeza que eu ficava o sábado inteiro nela, agora é feita ao longo da semana (não que algo não possa ser feito no final de semana) e o meu final de semana pode ser gasto com coisas muito mais interessantes. Esta lição aprendi ao longo do ano... trabalhava a semana toda e pensava: sábado é acordar cedo e limpar a casa. Ninguém merece! Passei a escrever diariamente o que deveria fazer ao chegar em casa e fui vendo como me aliviava no sábado. Se alguém tiver interesse depois eu posso fazer um post só sobre este item, mostrando como elaborei a planilha, o que coloquei, etc...


4. COMUNIQUE-SE
Não adianta. Se você não mora sozinho, sempre rola um certo stress com a rotina de limpeza e organização da casa. Por mais que seu companheiro(a) seja extremamente organizado (a) (o que é o meu caso), é preciso concaternar as expectativas, responsabilidades e afins. Este é um trabalho que ao meu ver, leva tempo. Então é sempre bom se comunicar! Conversem sobre o tema. Decidam se vão entrar em casa com ou sem sapato, se a roupa vai ser passada ou não, se a limpeza vai ser dividida ou não... Isso ajuda o outro a entender qual é o seu papel na colaboração para a organização ou manutenção desta. Se houver divisão de tarefas, vale deixá-las pendurada na geladeira, por exemplo. Nossos amigos Japas (mestres no quesito QUALIDADE) ensinam que se a gestão é visual, ela é muito mais eficaz e participativa. Isso se aplica também na gestão da casa!

5. SEJA O EXEMPLO
Por mais que esteja tudo explicado, às claras, cada parte sabendo o que deve fazer... se você não faz, não espere que o outro faça! Isso pra mim ficou muito óbvio! Como a rotina da casa funciona diferente quando eu faço a minha parte e me mantenho organizada. É quase que automomático o resultado. Se minha organização começa a deixar de ser prioridade, pronto. Tudo desanda! Seja o exemplo (e tenha um pouquinho de paciência também, nem todos pensam iguais e nem veem as mesmas coisas, aí entra a dica 4).

Bom, acredito ser estas as mais importantes. A rotina é chata, cansativa, difícil de tornar um hábito, mas é necessário. Se você planeja passar mais tempo com a sua famíla, menos tempo com o pano e o ajax na mão. ORGANIZE-SE! Crie uma rotina para sua casa aonde todos participam e desfrutam dos resultados. Não adianta ser uma maníaca por limpeza e organização, querer forçar à todos de igual modo e não desfrutar dos benefícios. O que eu mais almejo é poder ter uma rotina bem estabelecida na nossa casa, para que ela e a nossa vida como um todo, esteja sempre organizada para que cada vez mais possamos desfrutar o tempo livre um com o outro.

E vocês? O que acharam das dicas? O que vocês fazem para manter a vida/casa/rotina organizada?

Prometo que a intenção é postar mais que uma vez por semana, mas vamos caminhando aos poucos!

Beijos e um abençoado final de semana à todos!



Comentários

  1. Amei as dicasssssss..........

    parabénsssss minha lindaaaaa!

    bjus

    att. Carine

    ResponderExcluir
  2. Que post otimo Karol!
    Da orgulho saber disso tudo atraves de vc ;]
    Sua casa deve ser linda!!!! e bem organizada ;]

    De todos os quesitos da sua lista, eu sou assim tb! eu sou perfeccionista de signo! e enjoada com limpeza/organizacao de natureza...kkk

    A unica coisa que eu preciso melhorar, eh acordar cedo nos fins de semana! eu continuo "viajando" que eu posso dormir ate mais tarde pra "descansar" e eh ai que eu me engano: acordo tarde, parece que ate mais cansada e perco o dia quase todo... -__- mas estou melhorando nisso.

    Ja o companheiro ser organizado, aqui eh meio que na base do tapa! ahahaha... mentirinha, mas eu tenho que ficar falando ate hj... ai ai. Mas tudo bem! acho que um dia a gente chega la ;D

    Ri mto do "menos tempo com o pano e ajax na mao euheuhe"; eu ja fui bem mais "noiada" com limpar a casa sempre sempre!!!! a gente tem q se divertir tb neh ;]

    Oh, tem sorteio no blog, se quiser participar, fique a vontade ;]
    E claro, que se Deus quiser e eu puder ir ficar um tempinho bom ae, eu vou aceitar o convite! meu sonho conhecer o sul ;]

    Beijos! fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, Happy Valentine's Day!
    Felicidades sempre!

    ResponderExcluir
  4. Como eu amo te ler!! =)
    te acho tão especial, um exemplo pra mim!! carinho enorrrme!! amo vc!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor,

Obrigada por tirar um tempo para comentar aqui. Ficarei muito feliz em ler seu comentário e responderei assim que possível. Um beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Parto Domiciliar do Mathias | A trajetória

Bon Appétit: Wrap de Alcatra e Cheddar

Inspirando...babies!